Topo

Brasil conquista mais uma vaga na Rio-2016 na luta olímpica

06/03/2016 20h45

O Brasil encerrou neste domingo o Pré-Olímpico das Américas de luta olímpica, em Frisco, nos Estados Unidos, com mais uma vaga para a disputa na Olimpíada Rio-2016 na modalidade.

A classificação aconteceu na categoria até 130kg na luta greco-romana. O feito foi obtido por Antoine Jaoude, que chegou à final.

Agora, Jaoude disputará uma seletiva nacional contra o armênio naturalizado brasileiro Eduard Soghomonyan para ver quem será o representante do país nos Jogos do Rio.

Eduard estava escalado para competir neste domingo em Frisco, mas sentiu-se mal e não passou em um exame médico realizado antes da pesagem, no sábado. Assim, ele foi substituído por Antoine, que também no sábado lutou na luta livre, na categoria até 125kg, mas perdeu e não obteve uma vaga olímpica. 

Com o resultado de Antoine, o Brasil tem cinco atletas classificados para a Rio-2016 na luta olímpica: quatro no feminino, e um no masculino.

Destas cinco vagas, apenas Aline Silva já está confirmada na Rio-2016, na luta livre feminina, na categoria até 75kg.

No Pré-Olímpico em Frisco, Joice Silva (categoria até 58kg), Lais Nunes (até 63kg) e Gilda Oliveira (até 69kg) conquistaram vagas olímpicas. As classificações, no entanto, são para o país, e não para o atleta. A tendência é que elas sejam confirmadas na Rio-2016 nos próximos meses.