'É um avanço', diz Salvio Spinola sobre decisões da IFAB

Após a eleição de Gianni Infantino como o novo presidente da Fifa, a entidade abriu as portas para antigas discussões que envolvem o futebol. Neste sábado, a Fifa, juntamente a Internacional Board (IFAB, na sigla em inglês), órgão responsável por definir as regras do futebol, aprovaram o uso de câmeras de vídeo para auxiliar a arbitragem. A decisão histórica foi analisada pelo ex-árbitro, Salvio Spindola, em seu blog da ESPN.

- Deixou de existir o antigo órgão conservador, avesso a mudanças, e passamos a ver uma nova Internacional Board, com debate moderno, sedenta por alterações e querendo melhorar o futebol nas quatro linhas, ajudando na dinâmica do jogo - comentou.

Salvio também creditou às medidas aprovadas em Cardiff, na Inglaterra, como um 'avanço' para o futebol.

- A IFAB, que sempre se mostrou presa a princípios econômicos e globalização, hoje se preocupou apenas com o bom senso nas decisões dos árbitros. É um avanço o novo poder dado ao quarto árbitro, que, a partir de agora, poderá autorizar o jogador lesionado a entrar em campo. Foi corrigido a discrepância da regra 5, e o árbitro não será mais obrigado a tirar de campo o jogador lesionado - completou.

O uso da tecnologia, no entanto, ainda é um projeto, mas estão previstos testes a partir de 2017, e a implementação em no máximo dois anos.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos