Topo

Fluminense encara o América para confirmar a classificação

06/03/2016 08h00

Três ingredientes irão "rechear" o confronto de hoje, às 16h, entre o Fluminense e América, no Los Larios, em Xerém, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Carioca, que tem transmissão em tempo real do site do LANCE!. O primeiro deles é o mais importante: vale a confirmação da vaga na próxima etapa do torneio. Mas, ainda haverá dois fatores a se destacar: a equipe estará sob os olhares do novo técnico Levir Culpi e motivada para melhorar um curto histórico desfavorável no estádio.

Com relação a vaga, a conta é simples: basta um empate para o Tricolor ficar com um dos quatro lugares do Grupo A que asseguram o avanço. Só que o time das Laranjeiras ocupa justamente o limite da zona de classificação - é o quarto colocado com dez pontos. Por isso, em caso de derrota, ficará matematicamente ameaçado, já que Cabofriense (5°) e Portuguesa (6°) possuem apenas três pontos a menos e podem igualar este número neste domingo.

Mas, a mesma matemática que põe em risco a situação do Flu também o tranquiliza. Isso porque, quando o assunto é o critério de desempate, o mesmo possui quatro gols positivos de saldo, contra -2 e -5 dos concorrentes. Sendo assim, o embate com o alvirrubro merece atenção, mas também é visto como o começo de novos rumos na temporada.

- Jogo difícil, não tivemos jogo fácil. O América vem surpreendendo em alguns jogos, mas temos que fazer nossa parte para conquistar as vitórias e arrancar no campeonato - considerou Osvaldo.

O atacante da camisa 17 não deve iniciar a partida, porém carrega o status de ter começado a jogada que resultou no gol do também reserva Magno Alves no compromisso anterior, contra o Friburguense - vitória fora de casa por 2 a 1.

Sem Fred, que segue em recuperação de um edema na coxa esquerda, o Tricolor deverá ir a campo com a mesma formação que bateu o time de Nova Friburgo: Diego Cavalieri, Wellington Silva, Henrique, Marlon e Giovanni; Pierre, Edson e Cícero; Marcos Junior, Gustavo Scarpa e Diego Souza.

Quem comandará o Flu, mais uma, vez será o auxiliar Marcão, que estreou com vitória no duelo em Nova Friburgo. Levir Culpi, anunciado na última sexta-feira, vem de Curitiba para o Rio de Janeiro e vai acompanhar de perto seu novo elenco.

Para finalizar, além de decretar a classificação e mostrar trabalho ao novo treinador, vencer quebrará um mini-tabu: na úncia ocasião em que esteve no estádio de Xerém, em 2009, pelo mesmo certame, o Fluminense acabou derrotado (3 a 2) pelo Duque de Caxias. De fato, o resultado de hoje pode mudar algumas páginas no livro tricolor.

Novo uniforme 

Os jogadores do Fluminense estarão de roupa nova na partida de hoje contra o América. Apresentado na noite da última sexta-feira em cerimônia de gala nas Laranjeiras, o novo uniforme da equipe começará a ser usado no confronto desta tarde com o Mecão.

A responsável por confeccionar as peças de jogo do Tricolor agora é a canadense Dryworld. Os últimos fornecedores do clube foram: Penalty (1985-1994), Reebok (1994-1996) e, mais recentemente, a Adidas, que estava no clube desde 1996.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE X AMÉRICA

Data: 6/3/16 - 16h

Local: Estádio de Los Larios, Duque de Caxias (RJ)

Árbitro: João Batista de Arruda

Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés e Luiz Antônio Muniz de Oliveira

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Wellington Silva, Henrique, Marlon e Giovanni; Pierre, Edson e Cícero; Marcos Junior, Gustavo Scarpa e Diego Souza. Técnico: Marcão.

AMÉRICA: Felipe, Erick, Fabio Braz, Marcão e Marlon; Muniz, Darlan, PH e Sosa; Gabriel Vasconcellos (Renato) e Leandro Aguiar. Técnico: Ricardo Cruz