Três russos são flagrados no doping por substância usada por Sharapova

A revelação do doping da tenista Maria Sharapova parece não ter sido o único de um atleta russo por conta do uso da substância Meldonium. Segundo a agência de notícias do país TASS, outros três atletas foram flagrados no exame antidoping pelo uso dessa mesma substância: Alexander Markin, jogador da seleção de vôlei, Sermion Elistratov, campeão olímpico na patinação no gelo em 2014, e Pavel Kulizhnikov, campeão mundial de patinação.

Markin até chegou a se destacar durante o pré-olímpico europeu e sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, era praticamente certa.

A substância Meldonium passou a ser proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) no início deste ano.

O ministro do Esporte russo, Vitaly Mutko, se mostrou chocado com a quantidade de testes positivos pelo uso de tal medicamento. Mas segundo ele, novos casos devem aparecer já que a substância é usada por persos esportistas do país.

O Meldonium é utilizada clinicamente como uma droga contra a isquemia (problema de circulação). A substância pode aumentar a performance dos competidores e acelerar a recuperação. Segundo Sharapova, ela usa o medicamento desde 2006 por indicação médica - tem deficiência de magnésio, batidas irregulares no coração, além de um histórico familiar de diabetes.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos