Topo

Evento-teste do Pentatlo Moderno começa nesta quinta

09/03/2016 18h44

A partir desta quinta-feira, cerca de 180 atletas, de 40 países, participam, no Rio de Janeiro, da segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que marcará o evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos Rio 2016. As provas acontecerão até a próxima segunda (14).

O pentatlo reúne competições de esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida. Por isso, o evento no Parque Olímpico de Deodoro, testará não uma, mas três áreas de competição: a Arena da Juventude (palco dos duelos de esgrima), o Estádio de Deodoro (hipismo e evento combinado) e o Centro Aquático de Deodoro (natação), cuja piscina será entregue oficialmente nesta quinta-feira.

Entre os atletas brasileiros, a pernambucana Yane Marques é o grande destaque. Ela conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Tal feito marcou o único pódio olímpico da história do país na modalidade. Ela é  a única brasileira com vaga confirmada para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Além de Yane, a equipe brasileira contará com Priscila Oliveira, Isabela Abreu, Larissa Lellys, William Muinhos, Danilo Fagundes, Victor Aguiar e Felipe Nascimento. Todos recebem Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.

Já entre as estrelas internacionais, o evento-teste do pentatlo moderno terá a presença de todos os outros medalhistas dos Jogos de Londres 2012. No masculino, estão confirmados o tcheco David Svoboda, atual campeão olímpico, o chinês Cao Zhongrong (prata) e o húngaro Adam Marosi (bronze).

No feminino, os destaques são a lituana e atual campeã olímpica Laura Asadauskaite e a inglesa Samantha Murray (prata em Londres 2012). Além dos atuais medalhistas olímpicos, competirão no Rio o italiano Riccardo De Luca, atual campeão da Copa do Mundo, e a alemã Lena Schoneborn, campeã mundial em 2015, o que só reforça o altíssimo nível da competição.

Para o alemão Klaus Schormann, presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), entidade que rege a modalidade internacionalmente, o evento-teste será um aperitivo do que o mundo verá em agosto durante os Jogos Olímpicos.

- Nós visitamos o Rio de Janeiro pela primeira vez desde a Copa do Mundo de 2013 e será fascinante ver os maiores pentatletas do mundo duelando aqui nestas magníficas instalações - elogiou Schormann em matéria publicada no  portal da UIPM.