Topo

Polícia encontra documentos ligados ao depósito de Blatter a Platini

09/03/2016 10h33

A polícia francesa realizou nesta quarta-feira uma operação na federação de futebol do país e encontrou documentos que comprovam o depósito de 2 milhões de francos (R$ 7,5 milhões) de Joseph Blatter a Michel Platini. A investigação foi solicitada pela procuradoria geral suíça.

- Foram apreendidos documentos em conexão com o pagamento suspeito de 2 milhões de francos suíços que é o objeto do processo - informa o comunicado pulgado pelo governo da Suíça.

Ex-presidente da Fifa, Blatter começou a ser alvo de investigações depois que foi descoberto um pagamento feito a Platini em 2011. A alegação era que teria sido a compensação por um trabalho feito pelo ex-jogador para a entidade máxima do futebol entre 1998 e 2002. O francês disse que serviu como assessor do suíço, que não teria dinheiro para pagá-lo na ocasião.

Devido ao caso, os cartolas foram suspensos preventivamente pelo Comitê de Ética da Fifa em outubro de quaisquer atividades ligadas ao futebol por 90 dias. O órgão, no entanto, baniu-os por oito anos. Mas a pena acabou reduzida, e os ex-dirigentes ficarão afastados do esporte por seis anos.