Topo

Liderados pelo Fla, brasileiros tentam manter domínio na Liga das Américas

11/03/2016 07h05

O Final Four da Liga das Américas começa nesta sexta-feira, em Barquisimeto (VEN). Mas a competição bem que poderia mudar de nome para "Liga Brasileira". Afinal, das quatro equipes que ainda estão na luta pelo título, apenas uma não é do Brasil: o Guaros de Lara, da Venezuela. Se não bastasse, os semifinalistas Flamengo, Bauru e Mogi das Cruzes querem manter a hegemonia verde e amarela no torneio. Afinal, as três últimas conquistas ficaram com times do território brasileiro.

O primeiro duelo do dia vai colocar frente a frente o Rubro-Negro e o Bauru, campeões em 2014 e 2015, respectivamente (o Pinheiros triunfou em 2013), além de terem sido os finalistas da última edição do NBB. A partida começa às 18h45 (horário de Brasília). E promete equilíbrio.

"Nosso time tem costume de jogar finais, isso ajuda muito. A expectativa é muito boa. Nesse momento, é muito importante ser confiante. Estou nesse espírito, querendo ganhar esse título e, depois, voltar com tudo para o NBB", afirmou o armador Rafa Luz, da equipe carioca.

Flamengo e Bauru chegam no Final Four com a mesma campanha: cinco vitórias e uma derrota.

Curiosamente, o desempenho é igual ao do outro time brasileiro com chances de título: o Mogi das Cruzes. A equipe paulista também terá um desafio complicado ao encarar os donos da casa (e único intruso), o Guaros de Lara, a partir das 21h. Os venezuelanos têm quatro triunfos e outros dois tropeços no torneio.

Com três semifinalistas, o Brasil tem boas chances de manter a boa fase na Liga das Américas e de contar com mais um campeão. É só o time da Venezuela não atrapalhar.