Topo

Bahia recebe o Vitória buscando encerrar tabu de seis jogos no clássico

Bahia não vence o Vitória há seis clássicos - Felipe Oliveira/Getty Images
Bahia não vence o Vitória há seis clássicos Imagem: Felipe Oliveira/Getty Images

12/03/2016 18h46

O primeiro Ba-Vi da temporada reserva um clássico repleto de temperos para os torcedores baianos. Além de tentar firmar suas campanhas na primeira fase do Campeonato Estadual, Bahia e Vitória trazem uma série de tabus em jogo no embate deste domingo, às 16h, na Fonte Nova.

Do lado do Tricolor baiano, a luta é para ratificar seu 100% de aproveitamento na temporada (incluindo também jogos da Copa do Nordeste) com direito a um triunfo sobre o maior rival. Já o Leão visa conter o ímpeto do adversário, mantendo um tabu de seis jogos, e garantir sua presença nas semifinais do Baiano.

DORIVA MINIMIZA TABU, E TENTA MONTAR BAHIA APESAR DE DESFALQUES

Nem mesmo a tentativa de "blindar" o Bahia diante da pressão e da série de escritas foi suficiente para afetar Doriva. O treinador reconheceu que está ansioso por seu primeiro Ba-Vi, mas minimizou a escrita pela qual a equipe passa:

"Esse friozinho na barriga é natural nesses momentos que antecedem um jogo histórico como o Ba-Vi. Obviamente que estou ansioso para participar de um jogo como esse. É um jogo importante, que temos que estar concentrados. Eu não me incomodo com isso de tabu. Temos que estar e estamos focados no campeonato. Vamos buscar a vitória porque é um jogo importante. A gente sabe da paixão do torcedor e queremos presenteá-los com a vitória",

O treinador terá de se desdobrar para montar a equipe. Os laterais Moisés e Tinga, os volantes Danilo Pires e Gustavo Blanco e o atacante Hernane. A tendência é de que Juninho volte ao meio, e Zé Roberto seja a referência do ataque.

MANCINI JOGA FAVORITISMO PARA RIVAL, MAS EXIGE VITÓRIA FORTE

O mistério foi a tônica do Vitória às vésperas do clássico, que a equipe precisa vencer para consolidar a liderança do Grupo 1 sem depender de combinação de outros resultados. O técnico Vagner Mancini fechou as atividades à imprensa, mas indicou que terá as baixas do goleiro Fernando Miguel e Guilherme Mattis. Em compensação, o volante Willian Farias e o meia-atacante Marinho estarão à disposição.

O estigma de favoritismo ficou do lado da Fonte Nova. Mancini declarou que o Bahia está com superioridade no ano, mas garantiu que o Vitória será um adversário forte:

"É um jogo que pode decretar um estímulo emocional, uma energia extra para a sequência campeonato. Temos só o estadual, o Bahia tem a Copa do Nordeste, terá outros jogos, com adversários tão difíceis como nós. É um jogo importante, faz com que tenhamos um primeiro teste mais forte. Embora tenhamos uma equipe mexida, o Bahia tem um ligeiro favoritismo. Jogou mais, não perdeu ainda. Temos que ter uma postura boa para enfrentar essa equipe", afirmou.