Topo

Jornais repercutem cobrança da Fifa por dinheiro, mas não citam brasileiros

Nomes como Jack Warner (foto) e Charles Blazer estiveram entre os citados pela imprensa - Luis Acosta/AFP Photo
Nomes como Jack Warner (foto) e Charles Blazer estiveram entre os citados pela imprensa Imagem: Luis Acosta/AFP Photo

16/03/2016 11h41

Gianni Infantino assumiu a presidência da Fifa em fevereiro após os escândalos de corrupção que assolaram a entidade máxima do futebol mundial. Um dos principais objetivos do suíço no cargo de presidente seria a recuperação financeira e da credibilidade da organização. Na terça-feira, ele entregou documentos à Justiça dos Estados Unidos com o objetivo de receber indenização de cartolas envolvidos (da Conmebol e da Concacaf) nestes casos recentes.

Ao todo, a Fifa visa receber um valor parcial dos R$ 725 milhões recuperados pela Justiça estadunidense após o início das investigações. Entre eles estão ex-presidentes da CBF, como Ricardo Teixeira, Marco Polo Del Nero e José Maria Marin, que está em prisão domiciliar nos EUA. Diante do fato, jornais de todo o mundo repercutiram a notícia, mas não deram tanta importância aos figurões brasileiros citados pela organização; ao invés disso, optaram por dar o enfoque no montante e em cartolas de outros continentes.

O A Bola, de Portugal, cita outros envolvidos no caso, como os ex-dirigentes da Fifa, Jack Warner, de Trinidad e Tobago, e Charles Blazer, dos Estados Unidos, que também foram citados nas queixas da Fifa, que sustenta que "ambos venderam seus votos em persas ocasiões".

No As, da Espanha, diz que a Fifa se sente "vítima" dos ex-dirigentes corruptos por terem roubado "dezenas de milhões de dólares". O jornal cita que a entidade está reclamando cifras milionárias de "ao menos três dígitos".

Já o L'Equipe informa que a Fifa acusa a África do Sul de corrupção na obtenção da organização da Copa do Mundo de 2010. A entidade revelou que o país africano pagou US$ 10 milhões para Jack Warner, ex-vice-presidente da organização, para ter o direito de sediar o Mundial.

Na inglesa BBC, a notícia também teve algum destaque, mesmo sem mencionar os brasileiros envolvidos. A emissora também aponta que funcionários da entidade eram culpados por vender votos nas eleições para sedes para Copa do Mundo.

Por outro lado, o The New York Times fala sobre uma medida incomum em grandes corporações. Segundo o jornal, a Fifa está solicitando judicialmente a devolução de, pelo menos, parte do que foi 'roubado', ao contrário das grandes empresas, que raramente pedem ao governo para reembolsá-los por crimes de seus funcionários. No geral, eles pagam multas.