Topo

Brasileiros competem no salto com vara no Mundial Indoor de Atletismo

18/03/2016 14h07

Fabiana Murer, Thiago Braz e Augusto Dutra participaram no início da madrugada desta sexta-feira (18), do primeiro dia de competições do Campeonato Mundial Indoor de Atletismo, no Centro de Convenções do Oregon, na cidade de Portland, nos Estados Unidos. Os brasileiros do salto com vara bem que tentaram, mas não conseguiram lutar por medalhas na competição, que termina no domingo (20).

Na prova feminina, Fabiana Murer, que já tem duas medalhas indoor no currículo, finalizou em sexto lugar. Ela ultrapassou 4,50 m e 4,60 m, na primeira tentativa, e depois não conseguiu passar pelos os 4,70 m.

- Estou bem física e tecnicamente, mas alguns detalhes não deram certo. Claro que queria um resultado melhor, que estou chateada. Agora é fazer bem feito o meu trabalho e saltar alto na Olimpíada - disse a atleta, que encerrará sua carreira neste ano, ao SporTV.

A disputa da medalha de ouro da prova ficou entre as norte-americanas Jennifer Suhr e Sandi Morris para a alegria da torcida, que lotou os 7.000 lugares do Centro de Convenções do Oregon. Jennifer, campeã olímpica, levou o ouro, com 4,90 m, novo recorde do Mundial. Sandi, que na semana passada conquistou o título norte-americano, ficou com a prata, com 4,85 m.

Thiago Braz, terceiro colocado no Ranking Mundial em pista coberta, com 5,93 m, ficou na 12ª colocação, na prova masculina, com 5,55 m. Ela abriu mão de saltar 5,65 m e falhou duas vezes em 5,75 m. Ainda optou por tentar 5,80 m, mas também não conseguiu.  Já Augusto Dutra passou pelos 5,40 m na segunda tentativa e ficou fora nos 5,55 m, terminando em 14º lugar.

O francês Renaud Lavillenie conquistou a medalha de ouro, com 6,02 m, novo recorde do Campeonato. Ele ainda tentou bater o seu próprio recorde mundial indoor (6,16 m), mas não conseguiu superar nas três tentativas a que teve direito os 6,17 m.

Na segunda etapa do Mundial, os catarinenses Darlan Romani e Eliane Martins disputam as finais do arremesso do peso e do salto em distância, respectivamente, enquanto a carioca Fabiana Moraes participa das preliminares dos 60 m com barreiras nesta sexta-feira.

Confira todos pódios do primeiro dia de competição:

Salto com vara feminino

1-Jennifer Suhr (USA) - 4,90 m

2-Sandi Morris (USA) - 4,85 m

3-Ekateríni Stefanídi (GRE) - 4,80 m

Salto com vara masculino

1-Renaud Lavilenie (FRA) - 6,02 m

2-Sam Kendricks (USA) - 5,80 m

3-Piotr Lisek (POL) - 5,75 m