Topo

Grupo político de Ataíde se incomoda com Leco e SP pode ter nova crise

19/03/2016 08h00

Chegou ao fim nesta sexta-feira a trajetória de Ataíde Gil Guerreiro no departamento de futebol do São Paulo. Mas se a decisão do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, em afastar o agora ex-vice do cargo satisfez torcedores e boa parte dos conselheiros, dois grupos podem iniciar nova turbulência na política do clube.

 

Ataíde, que esteve por 23 meses na vice-presidência de futebol, é integrante do grupo Legião. Já Rubens Moreno, afastado do cargo de diretor de futebol, pertence ao Vanguarda. Os dois "partidos" demonstraram irritação com Leco por não terem sido avisados da decisão de tirar poder de seus representantes. Eles esperavam, ao menos, uma consulta sobre os sucessores na diretoria tricolor.

 

Pouco depois do anúncio da ida de Ataíde para a diretoria institucional, Leco confirmou Luiz Cunha para o cargo de vice de futebol. Cunha era diretor de futebol da base. Ele trabalhará com o diretor-executivo Gustavo Vieira.

- Luiz tem uma passagem vencedora por Cotia e ajudou a formar os garotos que, em pouco tempo, estarão rendendo enormes frutos dentro de campo atuando na equipe principal. Temos certeza de que suas qualidades serão fundamentais para formarmos pilares sólidos para o departamento - afirmou Leco, em entrevista ao site oficial.

 

Gustavo, aliás, também recebia pressão de conselheiros para ser demitido por Leco. O presidente, no entanto, decidiu bancá-lo para dar sequência ao planejamento traçado com o técnico Edgardo Bauza.

 

Na diretoria de relações institucionais, Ataíde perde força na cúpula, mas terá a oportunidade de lidar com assuntos mais próximos.

 

Depois de admitir em sua posse há dois anos que não entendia "nada de futebol", o cartola teve o trabalho reconhecido ao fechar contrato de 2019 a 2024 com a Rede Globo para direitos de transmissão do São Paulo. Os valores, com luvas de R$ 60 milhões, foram elogiados até mesmo pela oposição. Para a torcida, a falta de títulos prevaleceu.