Jornal britânico denuncia doping sistemático na natação da Rússia

A Federação Internacional de Natação (Fina) decidiu fechar o cerco contra a modalidade na Rússia, após os recentes escândalos do atletismo no país, acusado de dopar sistematicamente seus atletas. Segundo o jornal britânico "The Times", o mesmo pode ter acontecido na natação e, assim, a entidade decidiu fechar o cerco contra o país.

O diário afirma que a situação de doping no atletismo russo era semelhante ao que acontecia na natação. O esquema seria comandado por Sergei Portugalov, que teria forçado atletas a se doparem, inclusive deixando píluas e remédios do lado da piscina durante uma competição em Moscou (RUS).

Entre outras alegações do jornal, dois nadadores russos, não identificados, não foram punidos após testarem positivo para a substância EPO, um esteróide banido pela Agência Mundial Antidoping (Wada).

- A Fina não tem conhecimento de nenhuma evidência concreta de doping sistemático na natação da Rússia, mas tomamos uma abordagem robusta aos procedimentos antidoping em relação ao país e as competições no local, em vista das recentes investigações da Wada - disse a entidade.

- Os testes fora de competição da Fina programados para serem realizados na Rússia, agora, são conduzidos por uma terceira parte, independente à Fina e à Rusada (Agência Antidoping da Rússia), pela companhia sueca IDTM - completou a organização.

Durante o Mundial de Desportos Aquáticos, realizado no ano passado, em Kazan (RUS), a "grande maioria" dos exames antidoping, segundo a Fina, foram realizados fora do país, sendo todos eles em laboratórios credenciados pela Wada.

Nos últimos dez anos, a Rússia teve 40 testes antidoping positivos em seus nadadores, o que é um número maior do que qualquer outra nação no mundo. Na última semana, inclusive, a tetracampeã mundial Yuliya Efimova foi suspensa pelo uso da substância Meldonium. Reincidente, ela pode ser banida do esporte.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos