Topo

Barcelona e Ajax fazem homenagens a Cruyff: 'Sempre vamos te amar'

24/03/2016 12h23

Campeão e ídolo de Barcelona e Ajax, Johan Cruyff foi homenageado pelos clubes logo após o seu falecimento na manhã desta quinta-feira decorrente de um câncer no pulmão, aos 68 anos de idade.

As mensagens enaltecendo o holandês vieram por redes sociais. O clube catalão, onde Cruyff foi ídolo como jogador e também como treinador, quando comandou a primeira conquista do Barcelona na Liga dos Campeões (em 1992), postou a seguinte frase:

- Sempre vamos te amar, Johan. Descanse em paz - postou o clube espanhol no Twitter. 

Já o Ajax, clube holandês onde Cruyff começou sua carreira como jogador e também é ídolo da torcida, também postou "descanse em paz" em homenagem ao eterno camisa 14. Além disto, o site oficial do clube - onde ele foi tricampeão da Copa dos Campeões da Europa - publicou um compilado com fotos da carreira dele (veja aqui).

Resumo da carreira

Cruyff marcou sua geração por ser um dos líderes técnicos da campanha histórica da seleção holandesa na Copa do Mundo de 1974, que passou a ser chamada de "Laranja Mecânica".

O holandês começou a sua carreira no Ajax e foi considerado por muitos fãs e pela imprensa mundial um revolucionário, já que não guardava posição e se diferenciava na questão tática. Pelo Barcelona, como jogador, conquistou o Campeonato Espanhol e a Copa do Rei.

Quando encerrou a sua carreira, treinou o clube catalão e conduziu a equipe a quatro canecos do Espanhol e ao primeiro título da Liga dos Campeões, em 1992.