Colômbia faz dois, cede empate, mas marca no fim e vence a Bolívia

Em 45 minutos, a Colômbia acreditou que já tinha recuperado o bom futebol ao meter dois gols na Bolívia antes do intervalo da partida desta quinta-feira, em La Paz, pela quinta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Na segunda etapa, os donos da casa cresceram nos 4.100 metros acima do mar e conseguiram o empate de 2 a 2. Mas a técnica e a inteligência prevaleceram. No fim, triunfo dramático dos Cafeteiros por 3 a 2.

Os dois times seguem fora da zona de classificação para a Rússia. A Colômbia é a sexta colocada, com sete pontos. Os bolivianos estão em oitivo, com três.

O técnico da Colômbia, José Pekermen, escalou o time com três atacantes. Sendo assim, coube a James Rodríguez o papel de armador e homem de frente enfiado pelo lado esquerdo. Em uma das trocas de posições, logo aos dez minutos de jogo, o jogador do Real Madrid recebeu de Bacca e bateu cruzado para abrir o marcador.

Os Cafeteiros seguiram melhores na partida, controlando a posse de bola e fazendo de tudo para evitar um esforço maior por conta da altitude. A vida dos visitantes ficou ainda mais fácil no fim do primeiro tempo. Aos 41, Bacca ganhou da zaga boliviana e emendou de primeira, ampliando o marcador de uma vitória aparentemente fácil.

A situação mudou completamente no segundo tempo. O fator altitude vestiu a camisa da Bolívia e deixou os donos da casa com 12 jogadores. Arce, de pênalti, descontou pouco tempo depois do pontapé inicial. A Colômbia afrouxou a marcação e foi castigada. Murillo se atrapalhou diante de Duk, que passou para Chumacero igualar o placar.

Seria injusto, no entanto, creditar somente ao ar rarefeito de La Paz a reação da Bolívia na partida. O time se organizou, criou boas jogadas e fez até por merecer o terceiro gol. A Colômbia, por sua vez, esperou passar o ímpeto do adversário para, em contragolpe fatal, definir a partida, com gol de Cardona.

FICHA TÉCNICA

BOLÍVIA 2 x 3 COLÔMBIA

Local: Hernando Siles, em La Paz (BOL)

Data e hora: 24 de março de 2016, às

Árbitro: Enrique Osses Zencovich (CHI).

Auxiliares: Carlos Astroza Cárdenas (CHI) e Christian Schiemann Alonso (CHI).

Cartão Amarelo: Zenteno e Chumachero (BOL); Muriel (COL)

Cartão Vermelho:

Gols: James Rodríguez, 10'/1ºT (0-1); Bacca, 41'/1º T (0-2); Arce, 5'/2ºT (1-2) e Chumacero, 16'/2ºT (2-2); Cardona, 46'/2ºT (2-3)

BOLÍVIA: Romel Quiñonez, Eguino, Saavedra, Zenteno e Marvin Bejarano (Morales, 36'/1ºT); Chumacero, Danny Bejarano, Rudy Cardozo e Lizio (Duk, Intervalo); Rodrigo Ramalho e Juan Arce (Arrascaita, 43'/2ºT). Técnico: Julio César Balpieso

COLÔMBIA: Ospina, Medina, Óscar Murillo, Jaison Murillo e Diáz; Celis, Daniel Torres e Sebastián Pérez (Cardona, 16'/2ºT); James Rodríguez, Cuadrado (Marlos Moreno, 39'/2ºT) e Bacca (Luis Muriel, 23'/2ºT). Técnico: José Pekermen

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos