Topo

Atentado terrorista mata 29 pessoas em estádio de futebol no Iraque

Estádio no vilarejo Iskanderiyah, 40km ao sul de Bagdá, foi alvo de homem-bomba do Estado Islâmico - Reprodução/Twitter/@SoccerIraq
Estádio no vilarejo Iskanderiyah, 40km ao sul de Bagdá, foi alvo de homem-bomba do Estado Islâmico Imagem: Reprodução/Twitter/@SoccerIraq

25/03/2016 16h26

Um ataque suicida num estádio de futebol deixou dezenas de mortos e feridos nesta sexta-feira (25), em Iskanderiyah, cidade a 40 quilômetros ao sul de Bagdá, capital do Iraque. Segundo as forças de segurança locais, um homem-bomba se explodiu matando 29 pessoas e deixando ao menos 60 feridos.

"Eles estavam entregando o troféu aos vencedores, quando o suicida explodiu no meio da multidão", disse um capitão da polícia do vilarejo à AFP. De acordo com médico local, que também falou à agência, o ataque ocorreu por volta das 19h no horário local.

O grupo Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria do ataque terrorista. O bombardeio aconteceu justamente depois que o porta-voz militar do Iraque, Yahya Rusoul, anunciou que tropas iraquianas e combatentes tribais sunitas recuperaram o controle da cidade de Kubeisa, então controlada pelo EI. A região no entorno de Bagdá é um dos principais alvos do grupo terrorista.

Vale lembrar também que os Estados Unidos mataram, na última quinta (24), na Síria, Abd al Rahman Mustafa al Qaduli - militante considerado número dois na linha de comando do Estado Islâmico. A informação foi divulgada pelo Pentágono.

Além disso, durante entrevista nesta semana, o secretário de Defesa dos EUA, Ashton Carter, informou que as tropas americanas eliminaram uma série de líderes da organização extremista ao longo da última semana.