Topo

Presidente do Uruguai oficializa intenção de sediar a Copa de 2030

30/03/2016 18h12

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, aproveitou a visita de Gianni Infantino, novo comandante da Fifa, para oficializar com ele a intenção de sediar a Copa do Mundo de 2030, em conjunto com a Argentina. O país recebeu o primeiro Mundial da história, em 1930, e acabou vencendo em uma decisão justamente contra a Albiceleste.

- Já perguntamos oficialmente ao presidente da Fifa sobre a possibilidade de realizar a Copa do Mundo de 2030, quando se comemoram os 100 anos do primeiro Mundial que foi jogado aqui no Estádio Centenário e que teve como finalistas Uruguai e Argentina - disse o presidente em entrevista coletiva concedida ao lado de Infantino:

- É uma proposta feita pelos dois países. Uma proposta que é de esperança, que nos deixa ansiosos. É um sonho que temos.

Durante a conferência, Vázquez ainda lembrou que Mauricio Macri, presidente da Argentina, está de acordo. No primeiro encontro entre eles, já como principais políticos de seus países, o assunto foi levantado e ambos concordaram em ir adiante.

Giani Infantino recebeu a oficialização com alegria. Porém, lembrou que ainda precisa pensar primeiro no Mundial de 2026, que tem como interessados países como Canadá, México, Colômbia, Marrocos, Estados Unidos, Inglaterra, Cazaquistão, além de candidaturas conjuntas entre Austrália e Nova Zelândia, e Turquia e Azerbaijão. Nem todas são oficiais.

- Conversamos sobre esse sonho, essa ideia, esse plano, esse projeto. Mas falta muito ainda para 2030. Na Fifa temos ainda que organizar todo o processo de 2026 e depois de 2030. Mas é muito positivo que exista o interesse desses dois países que fizeram história no futebol - disse Infantino, em espanhol.