Topo

Barça pode repetir Benfica, Timão e Argentina para homenagear Cruyff

31/03/2016 18h38

Johan Cruyff morreu na semana passada, e como uma obra do destino, o primeiro jogo do Barcelona após o adeus do eterno craque holandês será contra o Real Madrid. E em casa. Uma chance de ouro para o atual time render uma bela homenagem a um dos maiores ídolos de sua história. Para muitos, o maior. Recentemente, outros três dos grandes nomes do futebol passaram por situações parecidas, e receberam as honrarias dos clubes em campo.

Uma das mais significativas foi em Portugal. Eusébio, maior ídolo da história do Benfica, morreu no dia 5 de janeiro de 2014. Um domingo. Na semana seguinte, estava marcado o clássico contra o Porto no Estádio da Luz. Foram muitas homenagens até o jogo. O caixão com o Pantera Negra até foi levado à Catedral para a torcida se despedir.

No jogo, várias homenagens antes de a bola rolar. Nas camisas dos jogadores, todos levaram o nome de Eusébio em suas costas, e uma mensagem de luto, que ficou durante um ano inteiro. Em campo, vitória por 2 a 0 sem a menor chance para o Porto.

No dia 4 de dezembro de 2011, a torcida do Corinthians acordou achando que aquele domingo teria só alegria. Afinal, enfrentaria o Palmeiras e poderia sair do Pacaembu campeão brasileiro. Porém, foram surpreendidos com a morte de Sócrates, um dos maiores ídolos da história do Timão.

O empate seria suficiente para manter o Corinthians na liderança, já que o Vasco não superaria a equipe paulista nos critérios de desempate. O Timão ficou no 0 a 0 com o Palmeiras e fez uma bela homenagem ao Doutor.

Ídolo de país também ganhou homenagem. Di Stéfano acabou tendo forte ligação com a Espanha, por ser o grande nome da história do Real Madrid. Porém, não deixou de ser aclamado na Argentina, país em que nasceu e brilhou intensamente pelo River Plate.

O craque morreu no dia 7 de julho de 2014. Dois dias antes da semifinal da Copa do Mundo entre Argentina e Holanda, na Arena Corinthians. A torcida dos hermanos pediu homenagens a Di Stéfano. Na partida foram feitas persas homenagens, e a Albiceleste eliminou a Laranja Mecânica nos pênaltis.