Com a dupla Gre-Nal já classificada, veja o que está em jogo na rodada final do Gauchão

O Campeonato Gaúcho vive momento decisivo. Neste domingo, às 16h, sete jogos da 13ª rodada - a última da primeira fase - definem os últimos classificados para as quartas de final e também os times rebaixados.

Na parte de cima da tabela, cinco equipes já estão garantidas nas quartas: Grêmio, São José, Internacional, Juventude e São Paulo-RG. As três vagas que ainda estão em aberto são disputadas por Ypiranga-RS, Veranópolis, Passo Fundo, Novo Hamburgo e Brasil de Pelotas.

O Aimoré é o único time com o rebaixamento definido. Cruzeiro-RS, Lajeadense, Glória são os candidatos reais as outras duas vagas da degola, enquanto Brasil de Pelotas e Novo Hamburgo têm chances mínimas de cair.

Confira abaixo o que vale cada confronto neste domingo, na 13ª rodada do Campeonato Gaúcho:

Grêmio x Juventude - Arena do Grêmio

Com o primeiro lugar garantido, o Grêmio enfrentará o Juventude com um time misto. O duelo na Arena, porém, tem valor para as duas equipes. O Imortal busca aumentar a vantagem na classificação geral, que contará os pontos do mata-mata e define o mando de campo. O Juventude, por sua vez, definirá sua posição dentro do G4.

Roger Machado não confirmou a escalação, mas Giuliano, Douglas e Luan estarão em campo, já que não jogaram as duas últimas rodadas. O Tricolor Gaúcho deve ir a campo com Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Bressan, Thyere e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Giuliano, Douglas e Luan; Bobô.

Glória x Internacional  - Altos da Glória

Garantido nas quartas, o Inter precisa vencer para evitar um confronto com o Grêmio antes da decisão - o que acontece caso o Colorado fique em segundo ou terceiro.

O Glória precisa da vitória para não depender de resultados na luta contra a degola. Se empatar ou perder, precisa que Lajeadense e Cruzeiro não vençam.

Fora de casa, Argel Fucks tem muitos problemas para montar a equipe. Alex, Anderson, Eduardo Sasha, Ernando e Rodrigo Dourado estão lesionados. Já o lateral William está suspenso. Assim, o Colorado deve ter a seguinte escalação: Alisson; Fabinho (Paulo Cézar Magalhães), Alan Costa, Réver e Artur; Bertotto (Fabinho), Fernando Bob, Andrigo e Marquinhos; Vitinho e Aylon.

Veranópolis x Cruzeiro - Antônio David Farina

Para ir às quartas de final sem depender dos resultados de Brasil-RS e Novo Hamburgo, o Veranópolis precisa de uma vitória simples.

Se perder, o Cruzeiro está rebaixado. Se empatar, só não cai se Lajeadense e Glória levarem goleadas.

Novo Hamburgo x Aimoré - Estádio do Vale

O Novo Hamburgo precisa apenas vencer o Aimoré, já rebaixado, para se classificar.

Brasil de Pelotas x Passo Fundo - Bento Freitas

Além de vencer em casa, o Brasil precisa torcer contra Ypiranga, Veranópolis e Novo Hamburgo para conseguir a classificação.

Com uma vitória, o Passo Fundo garante seu lugar no G8. Com o empate ou derrota, o time torce contra o Novo Hamburgo.

Ypiranga x Lajeadense - Colosso da Lagoa

O Ypiranga precisa vencer para se classificar sem depender de vitórias do Brasil ou Novo Hamburgo.

O Lajeadense, por sua vez, será rebaixado se perder. Se empatar, só escapa se o Glória perder por cinco gols.

São Paulo x São José - Aldo Dapuzzo

Enquanto o São Paulo define em qual posição fica - entre o quinto e o oitavo lugar -, o São José definirá em qual lugar do G-4 terminará a primeira fase, sendo que o Grêmio não pode perder a primeira posição.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos