Topo

Briga de torcida que deixou um morto na ZL foi provocada por corintianos

04/04/2016 17h14

O confronto entre facções organizadas de Corinthians e Palmeiras que terminou em morte no bairro de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, no último domingo, foi provocada por corintianos, de acordo com o boletim de ocorrência registrado na 63º DP, no bairro de Vila Jacuí. 

O documento obtido pela ESPN  relata que um grupo de alvinegros munidos de pedaços de paus, pedras e rojões foram de encontro aos palmeirenses que estavam na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, por volta das 10h, onde também estavam alguns policias militares. 

Os torcedores do Palmeiras tentaram correr à estação de trem de São Miguel Paulista para se protegerem. Parte dos corintianos foi atrás dos rivais, e outra parte passou a disparar rojões em direção aos policiais. 

"Repentinamente, torcedores do Sport Club Corinthians desceram pela rua José de Aguiar e rua José Dias de Miranda, correndo, armados com pedaços de pau, pedra e rojões. Tais pessoas, partiram em direção dos torcedores do Palmeiras com o intuito de provocarem confronto. Os torcedores do Palmeiras correram em direção à estação de trem de São Miguel Paulista com vistas a se abrigarem. Parte dos torcedores do Corinthians correram na mesma direção dos torcedores do Palmeiras ao passo que outros passaram a disparar com rojões na direção dos Policiais Militares", diz um trecho do boletim.

A polícia, contudo, desconhece a identidade do homem baleado e a origem do disparo. Ele tinha aproximadamente 60 anos, foi atingido no peito e socorrido no local, mas não resistiu.

O boletim ainda afirma que foram encontrados cabos de madeira, pedaços de ferro e rojões deflagrados, mas não menciona armas de fogo. Também não há informações sobre outros feridos no conflito. A PM irá utilizar as imagens das câmeras de segurança para investigar o assassinato. 

Também foram registradas confusões em Guarulhos, com vários detidos. Na estação Brás do metrô, trens foram depredados e torcedores ficaram feridos após briga generalizada e troca de bombas.  Além disso, 27 corintianos foram detidos após o Dérbi no Pacaembu, por agressão a palmeirenses na região do estádio. Segundo a TV Globo, entre eles estavam Tadeu Macedo Andrade e Leandro Silva de Oliveira, presos em Oruro após a morte do boliviano Kevin Espada em jogo pela Libertadores, em 2013.  Na época, 12 torcedores ficaram na Bolívia após o jovem morrer por um tiro de sinalizador.