Topo

Rival do Flu, Tombense é o orgulho de uma cidade de 160 anos

05/04/2016 17h10

Tombos é um pequeno município localizado na Zona da Mata Mineira, que tem na agropecuária sua principal atividade econômica. Sua população é de 9.542 habitantes (Censo IBGE 2010). O nome da cidade tem origem nas três quedas (ou tombos) d'água da belíssima cachoeira do rio Carangola, que passa pelo município.

Além de dar nome à cidade, a cachoeira de 62m ainda abriga uma usina hidrelétrica que fornece energia para a região Norte Fluminense. Com mais de 160 anos de história, Tombos já viveu tempos de prosperidade, impulsionado pela produção de café e de leite, além de outras culturas agrícolas.

Porém, na década de 1970, com a desativação da rede ferroviária, que facilitava o escoamento da produção e o acesso aos grandes centros urbanos, a economia da cidade começou a declinar. Atualmente, a realidade de Tombos não é diferente do que se vê na maioria dos municípios brasileiros, que devido ao baixíssimo volume de arrecadação, dependem de repasses de recursos estaduais e federais para conseguir honrar seus compromissos.

Mas, se a atividade econômica de Tombos já não ostenta a pujança de antigamente, o futebol da cidade nunca esteve tão em evidência. O acesso à 1ª Divisão do Campeonato Mineiro, conquistado com o segundo lugar no quadrangular final do Módulo II, em 2012, devolveu o orgulho aos tombenses e ainda ajuda a aquecer o comércio regional. A presença de clubes grandes como Atlético Mineiro, Cruzeiro e, agora, o Fluminense, coloca a região em evidência, impulsiona o turismo e, dá um novo fôlego à atividade hoteleira, por exemplo.