Topo

Brasil pode pegar a Alemanha na fase de grupos do futebol na Rio-2016

08/04/2016 11h03

Já com todas as seleções classificadas para o futebol na Olimpíada, a Fifa pulgou nesta sexta-feira os cabeças de chave do sorteio, que será na próxima quinta-feira no Maracanã, às 10h30 (de Brasília). Tanto no masculino, quanto no feminino, o Brasil está no pote principal. Entre os homens, Argentina, México e Japão acompanham a Seleção. Ou seja, a equipe de Dunga pode encarar equipes fortes como Alemanha e Portugal logo no início.

No torneio masculino, serão 16 seleções pididas em quatro grupos com quatro equipes. No pote 2 estão Nigéria, Coreia do Sul, Honduras e Iraque. No seguinte estão Suécia, Fiji, Portugal e África do Sul. Para fechar, estão Argélia, Colômbia, Dinamarca e Alemanha. O Brasil, por ser sede, estará no Grupo A.

Segundo a Fifa, o critério para a definição das seleções que devem estar em cada pote foi feito através de um ranking baseado nas participações das equipes nos Jogos Olímpicos, tendo como maior as mais recentes. Em Londres, por exemplo, México, Brasil e Japão estiveram nas semifinais, e a Argentina levou a medalha de ouro nas edições anteriores, em Atenas e em Pequim.

O sorteio tem restrições. Seleções da mesma confederação não podem ficar na mesma chave. Dessa forma, a Colômbia, apesar de estar em um pote diferente, não pega o Brasil. O que, inclusive, aumentam as chances de a Alemanha entrar no grupo do Brasil.

Entre as mulheres, Brasil, Estados Unidos e Alemanha são cabeças de chave. Ao contrário do torneio masculino, são três grupos. No pote 2 estão França, Austrália e Suécia, no 3 estão Canadá, China e Nova Zelândia. No último, Colômbia, África do Sul e Zimbábue.