Topo

LBF: América-PE bate Sampaio em jogo fraco e abre frente nas semis

09/04/2016 14h18

América e Sampaio Corrêa fizeram no início da tarde deste sábado o primeiro jogo da série semifinal da LBF Brasil, a principal liga do basquete feminino brasileiro. O nível foi decepcionante e isso pode ser visto no placar: triunfo americano por 45 a 43.

O time pernambucano abriu 1 a 0 e vai com a vantagem para o jogo 2, que será nesta quarta-feira, em São Luís. Nova vitória do América o garante na final. Caso dê Sampaio, o terceiro jogo será na quinta-feira. Quem passar decidirá a LBF contra o vencedor de Corinthians/Americana x Maranhão (as maranhenses vencem a Série por 1 a 0).

As equipes, errando arremessos e passes, se mostraram nervosas desde os primeiros minutos, principalmente os donos da casa. Falhando em todos os fundamentos, o América deu oportunidade o Sampaio fechar o primeiro tempo na frente: 13 a 11. O jogo caiu ainda mais de nível no segundo período. O time maranhense não se cansou de errar arremessos e o América, mesmo cometendo erros infantis na troca de passes, só conseguiu chegar ao empate, com um empate de pontuação baixíssima: 21 a 21.

Na volta do intervalo os times seguiram decepcionando. Para se ter ideia, os primeiros pontos só saíram depois de três minutos, num tiro de três de Lacy, que colocou o América com 24 a 21. Em seguida Lacy voltou a acertar nova bola de três e um arremesso de dois. Foi o único bom momento inpidual de uma jogadora na partida. Para se ter ideia, estes oito pontos de Lacy significaram mais de 50% de todos os pontos do terceiro quarto, já que a parcial ficou 10 a 6 para o América (32 a 27 no placar).

O último quarto foi o mais emocionante. Muito em razão dos momentos de irregularidade das equipes. O América achegou a abrir 11 pontos, mas o Sampaio voltou melhor depois de um pedido de tempo, conseguiu acertar sua primeira cesta de três pontos (Palmira) e quando restava pouco mais de um minuto para o fim, Karina acertou um arremesso que deixou o Sampaio apenas dois pontos atrás do América (43 a 41). O empate poderia ter ocorrido se Palmira não errasse dois lances livres.

Já com 45 a 43 no placar e restando apenas três segundos, o America perdeu uma bola,  deixando-a sair para a lateral e dando a chance do último ataque para o Sampaio.  Palmira, no meio da quadra, arriscou o arremesso. Nem deu aro. Fim do jogo.

Lacy foi o destaque e marcou 12 pontos. Mas vale lembrar que ela teve um aproveitamento baixíssimo. Cinco arremessos certos em 16 e dois lances livres errados. Mais conhecida jogadora do América, Erika marcou apenas oito pontos.

- Sabíamos que seria um jogo difícil. Todas estavam nervosas, pois sabíamos que uma vitória em casa seria essencial.  Saímos com a vitória, mas não ganhamos nada e vamos dar o nosso melhor no maranhão - disse Érika à SporTV.

No Sampaio, Iziane fez 12 pontos, mas também teve uma marca ruim. Tentou cinco bolas de três. Errou todas.  Palmira, que chamou a responsabilidade do jogo nos momentos finais, analisou assim a derrota:

- Fizemos um terceiro período péssimo e aquela vantagem de 11 pontos que o América colocou no terceiro quarto nos complicou.  Até conseguimos tirar a diferença, eu tive a chance de levar o jogo para a prorrogação, mas errei lances livres. Bem, agora temos de trabalhar para vencer os dois jogos em casa.