Topo

Mineiro ainda tem vaga aberta para a semi e sexteto na luta para não cair

09/04/2016 19h11

O Campeonato Mineiro caminha para sua última rodada com algumas coisas ainda a serem definidas. Apesar de já encaminhado o futuro de algumas equipes, algumas combinações de resultados podem mudar o atual cenário na tabela. Apenas os dois gigantes Cruzeiro e Atlético já estão com suas colocações garantidas, em primeiro e segundo, respectivamente. A Caldense, vice-campeã de 2015, também vai cumprir tabela, mas outros nove competidores ainda terão uma última chance para alcançar algo mais no estadual, seja um lugar na semifinal ou evitar a queda para o Módulo II.

Cruzeiro, Atlético e URT já estão garantidos nas semifinais. Porém, a equipe de Patos de Minas (com 18 pontos) recebe o América (que tem 17), e pode terminar a primeira fase em terceiro ou em quarto lugar, dependendo deste resultado. Se sair derrotada, desce um degrau e fica com a última vaga. Do contrário, se o Coelho perder, a classificação também ficará ameaçada para o time da capital, já que o Villa Nova (com atuais 14 pontos) ainda tem chances, embora pequenas, de superar o concorrente no saldo de gols.

Na parte do meio e de baixo da tabela, seis times ainda possuem chances de terminar o campeonato nas duas últimas colocações, sejam elas grandes ou pequenas. A maior possibilidade disso acontecer é com o lanterna Guarani, que apresenta nove pontos. Além de vencer o Villa Nova, o time de Divinópolis ainda terá que torcer pelo tropeço de dois dos seus três maiores concorrentes no momento para ainda sonhar com a permanência.

Tricordiano, Tombense e Boa Esporte são os três maiores postulantes à outra vaga para o rebaixamento. O trio tem dez pontos e precisa urgentemente de uma vitória no desfecho do campeonato. Com pontuações tão semelhantes, o saldo de gols também pode fazer a diferença. Uberlândia e Tupi, ambos com 12 pontos, ainda não estão matematicamente livres do descenso, mas correm por fora e vivem situações mais confortáveis para se manter na elite sem grandes sustos.

Confira os jogos da 11ª e última rodada da primeira fase do Mineiro 2016:

Domingo, 10/04, às 16h:

Tupi x Caldense

Boa Esporte x Cruzeiro

Tombense x Uberlândia

URT x América

Guarani x Villa Nova

Atlético x Tricordiano