Topo

São Paulo inicia transição de dois garotos para o elenco profissional

Banguelê foi campeão da Libertadores sub-20 - Felipe Espindola/saopaulofc.net
Banguelê foi campeão da Libertadores sub-20 Imagem: Felipe Espindola/saopaulofc.net

09/04/2016 14h51

Desde a última sexta-feira, o elenco do São Paulo tem duas novidades para a sequência da temporada. O zagueiro Kal e o volante Banguelê foram chamados por Edgardo Bauza para iniciar a transição da base para o profissional e, se agradarem à comissão técnica, serão efetivados no grupo principal. Ambos já completaram 20 anos e não podem mais atuar nas equipes inferiores.

"Fiquei muito feliz quando recebi a notícia, estava na expectativa. Agora vou agarrar a oportunidade para aproveitar da melhor forma. Na base, a gente sempre trabalha em busca de títulos, mas o principal é desempenhar bem o nosso papel para ter uma boa formação e chegar ao profissional. Temos a sensação do dever cumprido, mas trabalharemos com a mesma intensidade para aproveitar esta nova etapa", prometeu Banguelê.

O volante, comprado do São José-RS, era o favorito para ser promovido depois que o meia Lucas Fernandes abriu caminho para a geração nascida entre 1996 e 1997 no profissional. Banguelê foi o capitão do Tricolor nas conquistas da Copa Ouro, na Copa do Brasil, na Copa Ipiranga e na Copa Libertadores da América, todos torneios sub-20, entre meados de 2015 e o início deste ano. 

Já Kal é uma surpresa. A expectativa é que nomes como David Neres, Joanderson ou Inácio fossem os próximos a participar do processo de transição, mas o zagueiro que está no São Paulo desde os 14 anos acabou chamando a atenção de Bauza mais cedo. Na base, o defensor era o homem de confiança de André Jardine, enquanto Tormena, Rony e Maidana se revezavam.

"Esta notícia é o que todo garoto sonha. Espero aprender muito e crescer ainda mais. O primeiro contato com os companheiros foi muito bom e seguirei com humildade para evoluir. Teremos uma rotina diferente, de adaptação, e por isso é preciso encarar com seriedade. As conquistas na base foram boas não só para a gente, mas para todo o grupo. Nossa equipe batalhou bastante e trabalhou para honrar o São Paulo", destacou Kal.

No atual elenco, foram formados na base são-paulina o goleiro Léo, os zagueiros Rodrigo Caio, Lucão, Breno, Lyanco e Kal, o lateral-esquerdo Matheus Reis, o volante João Schmidt e o meia Lucas Fernandes. Além deles, os goleiros Lucas Paes e Lucas Perri costumam integrar os treinos do profissional.