Topo

Escapou! Botafogo vence em casa e evita rebaixamento no Paulistão

10/04/2016 20h10

Restavam apenas três vagas na zona de rebaixamento do Campeonato Paulista. Após a rodada final, disputada na tarde deste domingo, XV de Piracicaba, Mogi Mirim e Água Santa se juntaram a Rio Claro, Capivariano e Oeste para a disputa da segunda pisão estadual em 2017. Enquanto isso, o Botafogo, que começou a jornada final em baixa, venceu em casa e escapou.

O time de Ribeirão Preto bateu o Capivariano, por 2 a 0, no estádio Santa Cruz,  chegou aos 19 pontos e, pela classificação geral, terminou em 13º lugar. Havia começado a rodada em 15º. Alemão e Samuel Santos marcaram os gols. 

Situação parecida vivenciaram Ferroviária e Linense, que empataram sem gols no Gilbertão, em Lins, e escaparam juntos do rebaixamento à A2. Ambos tinham chances de cair, mas já haviam começado a rodada fora da zona incômoda na classificação geral. 

Um ano após subir, o Água Santa não conseguiu segurar o São Bernardo em Diadema, perdeu por 1 a 0, e voltará à segunda pisão paulista no ano que vem. Curioso é que no Grupo D, a equipe terminou na terceira colocação. 

O Mogi Mirim tinha uma missão difícil e não conseguiu escapar do rebaixamento. Precisava vencer o Palmeiras e torcer por uma combinação de resultados para escapar. O problema é que o Verdão também precisava da vitórias para chegar ao mata-mata. O Sapão perdeu por 2 a 1. 

Enquanto isso, o XV de Piracicaba enfrentou o já rebaixado Oeste e, mesmo assim, não conseguiu vencer. O empate em 1 a 1 rebaixou a equipe. Os quatro grandes do estado se classificaram. Corinthians e Santos nas duas primeiras posições, Palmeiras em quarto e São Paulo em oitavo. O Tricolor Paulista perdeu para o São Bento, que se classificou em terceiro lugar às quartas de final.

Osasco Audax, São Bernardo e Red Bull Brasil ficaram com as outras vagas. A Ponte Preta, que tinha chances de classificação, venceu o Rio Claro fora de casa, mas não conseguiu passar de fase mesmo assim, justamente pela vitória do Bernô. O acirrado grupo 2 terminou com uma diferença de três pontos entre o líder e o último colocado: Palmeiras com 24, São Bernardo com 23, Ponte Preta e Ituano com 22 e Novorizontino com 21, na lanterna da chave.