Topo

Leicester se garante na Champions. Veja histórico europeu do time

10/04/2016 14h27

O Tottenham venceu o Manchester United neste domingo por 3 a 0, e manteve a distância do Leicester City na liderança nos sete pontos. Os Foxes não conseguiram disparar ainda mais, porém, o resultado trouxe uma grande notícia para o time de Claudio Ranieri. A equipe garantiu matematicamente sua vaga para a próxima Liga dos Campeões. É a primeira vez na história que isso acontece.

Com a vitória sobre o Sunderland, o Leicester alcançou os 72 pontos. Como o Manchester United perdeu, ficou estacionado nos 53. Como os Red Devils, que estão na quinta colocação, só vão disputar mais 18 pontos e a distância é de 19, os Foxes já estão confirmados no G4 do Campeonato Inglês. Na pior das hipóteses, caso tudo dê muito errado na reta final da Premier League, ficam na quarta posição e vai para a fase preliminar.

Desta forma, será a estreia do Leicester na Liga dos Campeões. Mesmo em outras competições, a experiência dos Foxes em torneios internacionais é bem pequena. Os Foxes jogaram alguns campeonatos amistosos ao longo de sua história. Mas oficiais foram apenas três. O mais recente em 2000/01. Mas sempre sem sucesso.

A primeira foi em 1961/62. Na temporada anterior, o Leicester foi vice da FA Cup perdendo a final para o Tottenham. Como os Spurs também levaram o Campeonato Inglês, os Foxes foram para a extinta Copa dos Vencedores de Copas da Europa. Na fase preliminar eliminou o Glenavo, da Irlanda do Norte, mas na etapa seguinte caiu para o Atlético de Madrid, com um empate em 1 a 1 em casa, e uma derrota por 2 a 0 na capital espanhola.

Depois de mais de três décadas, o Leicester voltou à Europa. O time ganhou a Copa da Liga de 1996/97 batendo o Middlesbrough de Juninho Paulista na final, e foi para a Copa Uefa, atual Liga Europa. Curiosamente, voltou a encontrar o Colchonero.

E foi outra vez eliminado. Perdeu na Espanha por 2 a 1 e na Inglaterra por 2 a 0. A outra curiosidade é que o herói da classificação colchonero foi justamente Juninho Paulista, que tinha sido vendido pelo Middlesbrough, e conseguiu uma "vingança pessoal". Ele fez dois gols na eliminatória.

Em 1999/2000, o Leicester ganhou novamente a Copa da Liga na surpreendente final contra o Tranmere Rovers, e voltou à Copa Uefa. Desta vez não teve o Atlético de Madrid pela frente. Pegou o Estrela Vermelha, empatou em 1 a 1 na Inglaterra, mas perdeu por 3 a 1 fora de casa.