Topo

Barça visita o Atlético para evitar eliminação com sabor de tragédia

12/04/2016 19h33

De um lado, sob alguns pontos de interrogação, a melhor equipe da última temporada e um dos favoritos ao título da Liga dos Campeões da Europa. Do outro, um franco atirador de caráter indômito que se acostumou a disputar grandes partidas, mesmo sem a camisa tão pesada quanto a do rival. Nesta quarta-feira, às 15h45 (horário de Brasília), no Vicente Calderón, Barcelona e Atlético de Madrid estarão frente a frente por uma vaga na semifinal da Champions.

O Barça chega à partida de volta das quartas de final com uma vantagem de 2 a 1, construída no primeiro encontro, na semana passada, no Camp Nou. Isso significa que os catalães jogam por um empate ou até mesmo por derrotas por um gol de diferença a partir de 3 a 2.  Aos donos da casa, vale o 1 a 0 ou qualquer triunfo por mais de um gol sobre o adversário.

A vida no Barcelona não está fácil. O time acumulou duas derrotas consecutivas na Liga Espanhola e reabriu a disputa pelo título dado como favas contadas. Uma eliminação no Calderón teria efeitos de tragédia para o supertime que encantou o mundo em 2014-2015.

Para evitar surpresas, toda aposta será feita no desempenho do trio MSN (Messi, Suárez e Neymar) e no retrospecto de Luis Enrique diante

do Atlético de Madrid (sete jogos e sete vitórias desde que assumiu o Barça, em 2014).

- Precisamos de uma resposta. Temos a necessidade de um grande jogo. Quando os resultados não acompanham, é hora de buscar algo maior. Certamente, nossa vida será complicada - afirmou Luis Enrique, em entrevista coletiva.

Azarão no confronto, o Atlético de Madrid conseguiu eliminar o Barcelona em 2014, na mesma fase da Champions. O time, claro, teve várias mudanças. Mas o técnico Diego Simeone permanece no banco de reservas colchonero. Ele conhece bem os adversários catalães e sabe o que o aguarda no Vicente Calderón.

- Ser Atlético é não dar nada por perdido. É perseverar diante da adversidade. Nossa força é saber que os outros são melhores. Deste jeito, só nos resta sermos competitivos e lutar muito - prometeu o argentino.

A grande ausência do Atlético será o atacante Fernando Torres, expulso na partida de ida. Já o Barcelona terá os 11 titulares à disposição. Após dois meses no departamento médico, o lateral brasileiro Douglas foi relacionado para o clássico.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO DE MADRID x BARCELONA

Local: Vicente Calderón, em Madri (ESP)

Data e hora: 13 de abril de 2016, às 15h45 (horário de Brasília)

Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)

ATLÉTICO: Oblak; Juanfran, Godín, Hernández e Filipe Luís; Gabi, Augusto Fernández, Ñíguez e Koke; Griezmann e Carrasco. Técnico Diego Simeone.

BARCELONA: Ter Stegen, Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Jordi Alba; Busquets, Rakitic e Iniesta; Messi, Suárez e Neymar. Técnico: Luis Enrique