Torcida do Borussia Dortmund vai homenagear os '96 de Hillsborough'

A ligação entre Borussia Dortmund e Liverpool, principalmente fora das quatro linhas, vai ficar ainda mais forte nesta quinta-feira. O time alemão vai a Anfield Road enfrentar os Reds de Jürgen Klopp, ex-técnico e ídolo dos alemães, pela volta das quartas de final da Liga Europa, e os aurinegros estão planejando uma grande homenagem às vítimas de Hillsborough, tragédia que completa 27 anos na sexta-feira.

Cerca de 3 mil torcedores do Borussia estarão na casa do Liverpool para o jogo. E foi planejado um mosaico em preto e amarelo, cores do clube, com o número 96, referente ao número das vítimas, antes do apito inicial da partida em Anfield.

Esta não é a primeira vez que a "Muralha Amarela" se manifesta sobre o incidente de Hillsborough. Em 2014, no dia que marcou os 25 anos da tragédia, os aurinegros cantaram You'll Never Walk Alone, tradicional música que as torcidas dos dois clubes cantam antes das partidas, e dedicaram à memórias das 96 vítimas.

A tragédia aconteceu no dia 15 de abril de 1989, no Estádio Hillsborough, durante partida da Copa da Inglaterra em 1989 entre Liverpool e Nottingham Forest. Por causa da superlotação e as péssimas condições do local, 96 torcedores dos Reds morreram pisoteados, e outros 766 ficaram feridos.

O caso levou uma polêmica que durou muitos anos. O relatório feito após o incidente indicou que as causas da tragédia foram a violência da torcida, assim como o abuso do álcool naquele dia. Os familiares das vítimas sempre recusaram tal conclusão, protestaram durante muito tempo. Em 2009, um novo documento independente afirmou que a investigação tinha sido manipulada pelo governo para desviar a culpa dos policiais.

Em 2012, o primeiro-ministro da Inglaterra, David Cameron, pediu desculpas públicas em nome do governo, garantindo que os torcedores do Liverpool não eram os culpados. Em 2015, David Duckenfield, comissário da polícia encarregado pela segurança no jogo, admitiu que a sua decisão de abrir uma entrada durante a partida foi a causa direta da morte dos 96.

Para a partida desta quinta-feira, pela Liga Europa, o Dortmund precisa vencer, ou garantir um empate, desde que faça pelo menos dois gols. Novo empate em 1 a 1 leva o jogo à prorrogação, igualdade em 0 a 0 é do Liverpool, que se vencer, evidentemente, vai à semifinal.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos