Topo

Com 18 'artilheiros' em 2016, Tite diz que centroavantes precisam relaxar

21/04/2016 09h30

O Corinthians tem 43 gols marcados em 22 jogos oficiais disputados nesta temporada, uma média bem próxima de dois por jogo. Apesar da marca expressiva alcançada após os 6 a 0 diante do Cobresal (CHI) na Libertadores, o time do técnico Tite não tem um grande goleador, e o maior artilheiro é Ángel Romero, hoje reserva, que balançou as redes adversárias nove vezes em 2016. Sem este homem definidor no comando de ataque, a força alvinegra tem sido a solidariedade ofensiva: foram 20 jogadores diferentes os responsáveis pelos 43 gols, sendo dois contra (Cobresal, na primeira rodada da fase de grupos, e Cerro Porteño, no Paraguai).

De todo o elenco utilizado por Tite ao longo dos compromissos oficiais da temporada, apenas seis jogadores ainda não balançaram as redes: Vilson (zagueiro), Bruno Henrique, Willians e Cristian (volantes), Claudinho (atacante) e... Luciano, justamente o reserva imediato de André, que anotou apenas três tentos nos 15 jogos em que foi acionado. O baixo número de gols marcados pelos dois jogadores teoricamente responsáveis pela função não incomoda o técnico Tite, que faz apenas uma recomendação para a sequência dos jogos.

- Vamos analisar o momento. André fez gol no último jogo, né? Então vamos dar tempo para as coisas acontecerem e a equipe se construir. Sei que vocês (jornalistas) observam em cima de nomes, mas o Luciano é procurado toda hora. Na hora que ele relaxar, entender que as coisas acontecem naturalmente, tudo flui - disse Tite, logo após os 6 a 0 em que o camisa 18 viu Marlone marcar duas vezes, Romero outras duas, Elias mais uma e até o lateral Guilherme Arana, de 19 anos, anotar seu primeiro no ano.

Arana é justamente o 18º jogador diferente do elenco do Corinthians que anota gols em 2016. Com apenas um gol, a seu lado, estão Uendel, Yago, Edilson e Maycon. Já Felipe, Balbuena, Danilo, Fagner, Giovanni Augusto, Alan Mineiro, Marlone, Elias e Guilherme têm dois cada, enquanto Rodriguinho e André anotaram três, Lucca soma cinco e Romero já chega a nove, incluindo a Flórida Cup, nos Estados Unidos, em que anotou dois. Ao todo, em 25 partidas disputadas na temporada, foram 46 gols marcados e 13 sofridos.