Topo

Esgrima: Federação aprova nova pista para Jogos Olímpicos do Rio

23/04/2016 16h37

O diretor de eventos da Federação Internacional de Esgrima, Krisztian Kulcsan, aprovou o formato das pistas montadas na Arena Carioca 3 para o evento-teste e para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Para aproveitar o formato retangular do ginásio e dar visão a todos os espectadores, as pistas foram montadas com formação em X, com a pista da final no meio. De acordo com Kulcsan, as operações estão sendo testadas e o resultado é  positivo.

- Apenas pequenos detalhes, como por exemplo a altura do pódio e outras pequenas coisas precisam ser modificados - afirmou Kulcsan.

Entre as atletas brasileiras que participaram do Grand Prix, apenas Nathalie Moullhausen conseguiu passar da primeira rodada ao vencer, numa disputa muito acirrada, definida na prorrogação, a francesa Melissa Goram por 12 a 11. Rayssa Costa, segunda do ranking brasileiro, foi superada pela americana Courtney Hurley por 15 a 3. Já Emese Takacs, terceira do ranking, foi derrotada pela também francesa Auriane Mallo, por 15 a 6.

Na segunda rodada, no entanto,  Nathalie não conseguiu passar pela Kong Man Wai Vivian, de Hong Kong. Ela perdeu por 13 a 12 numa decisão polêmica da arbitragem, que no desempate distribuiu-lhe um cartão vermelho por ter considerado que Nathalie colocou a mão na espada adversária. Inconformada, a brasileira comentou a atitude da arbitragem:

- Não tem razão nenhuma esse cartão vermelho, não posso entender isso (não poder assistir a repetição do movimento no vídeo). Tenho certeza que não cometi nenhum erro. Treinei muito e nada. Agora é voltar para casa e treinar mais - disse a atleta, ressaltando a estrutura das pistas novas:

- Sensacional, está melhor do que em Londres - afirmou.

Nathalie já tem garantida a presença nos Jogos de 2016 pelo ranking mundial e as outras duas devem conseguir a classificação entre as oito vagas que o Brasil tem direito como país sede. A definição das últimas vagas será no Torneio Cidade de Curitiba no primeiro fim de semana de maio.

Além de Nathalie, estão confirmados nos Jogos olímpicos a equipe masculina de florete e Renzo Agresta, no sabre.