Medalha 'olímpica' chega 16 anos depois para Claudio Roberto

Muitos atletas sonham em conquistar uma medalha olímpica, mas nem todos conseguem e ficam de mãos vazias. O caso do ex-atleta Claudio Roberto de Souza, no entanto, foi o contrário. Nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, ele foi vice-campeão no revezamento 4x100m rasos, mas nunca recebeu a láurea de prata. Ontem, 16 anos depois, de forma não oficial, o piauiense de 42 anos teve esta injustiça amenizada.

Em uma iniciativa conjunta dos também medalhistas olímpicos André Domingos (que fez parte do time vice-campeão olímpico com Claudio) e Arnaldo de Oliveira (bronze no revezamento 4x100m nos Jogos de Atlanta-1996) com dirigentes da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Claudio ganhou uma réplica da medalha.

A homenagem foi feita durante assembleia da confederação, em um hotel em São Paulo.

- Estou vivendo um sonho. Estou extremamente feliz, mas tão feliz que nem sei o que falar. Só muito grato a todos - falou Claudio.

O piauiense acabou não ganhando a medalha por um erro do comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Sydney. Claudio correu apenas nas eliminatórias no revezamento 4x100m rasos na Austrália. O quarteto titular, formado por André Domingos, Claudinei Quirino, Edson Luciano e Vicente Lenílson, recebeu a prata normalmente, no pódio.

Quem liderou a organização da homenagem foi Domingos. Ele pegou sua medalha como molde, e mandou confeccionar uma semelhante, em São José do Rio Preto (SP). Segundo o ex-atleta, todo o processo demorou três meses e meio.

- A situação do Claudinho me incomodava e por isso tentei fazer o que pude - contou Domingos, que esteve ao lado dos outros medalhistas da equipe ontem na cerimônia realizada em São Paulo.

Além do vice-campeonato olímpico em Sydney, Claudio Roberto também levou uma medalha de prata, desta vez como titular, no Campeonato Mundial disputado em Paris (FRA), em 2003.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos