Tragédia de Hillsborough: confira o que a Justiça concluiu nesta terça

Esta terça-feira é um dia marcante para os fãs do futebol inglês. Isto porque, neste dia 26, a Justiça inglesa encerrou o processo sobre a tragédia de Hillsborough, que vitimou 96 pessoas em 1989. Um júri do país concluiu que a responsabilidade pelas mortes e centenas de torcedores feridos no jogo entre Nottingham Forest e Liverpool, pela semifinal da Copa da Inglaterra daquela temporada, foi das autoridades, e não mais torcedores do Liverpool - como apontava o inquérito anterior. 

Confira, em tópicos, o que o júri concluiu nesta terça::

- Erros de planejamento "causaram ou contribuíram para '' a situação perigosa que se desenvolveu no dia do desastre.

- Oficiais não conseguiram emitir instruções específicas sobre como a multidão deveria ser conduzida na Leppings Lane (à esquerda da arquibancada principal).

- A resposta à acumulação de torcedores na Leppings Lane foi "lenta e descoordenada".

- Responsáveis pela segurança não perceberam que ordenar a abertura de um portão iria aumentar a pressão nas arquibancadas.

- A polícia e o serviço de ambulância causaram ou contribuíram para a perda de vidas por erro ou omissão após o início da queda da  arquibancada a oeste.

- Os torcedores não foram os culpados pela situação arriscada.

- O projeto do estádio contribuiu para a tragédia.

- Dirigentes dos clubes deveriam ter solicitado o adiamento da partida, assim que tomaram ciência do enorme número de torcedores, quando ainda estavam do lado de fora do estádio.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos