Topo

'Criação de identificação é o maior desafio para Fla ver Volta Redonda como 'casa' no Brasileirão'

27/04/2016 12h43

Escolher Volta Redonda como "casa" do Flamengo para o Campeonato Brasileiro seria fundamental para amenizar os desgastes das longas viagens, que serão um grande empecilho em uma competição longa, com partidas no meio de semana e metade delas como visitante. Porém, a presença maciça de torcedores só acontecerá se o clube conseguir criar uma identificação dos rubro-negros com o atual time, através de ações bem feitas de marketing.

Seria válido ao Flamengo disponibilizar pacotes dos 19 jogos que venham a acontecer em Volta Redonda, oferecendo descontos e promoções. Muitos clubes europeus fazem isto, e são extremamente bem-sucedidos.

Também é preciso um envolvimento maior dos jogadores com a comunidade. Além de evitar posturas arrogantes, antipáticas, é importantíssimo que a equipe se concentre na cidade um dia antes, para mostrar que faz parte da rotina de Volta Redonda, e jogadores também façam iniciativas sociais na cidade.

Além de evitar viagens longas também para jogar como mandante e em partidas que nem sempre rendem aos cofres do clube, o Flamengo pode ganhar um "caldeirão" para o Brasileirão. Com a vantagem de, após a partida, ter uma viagem rápida e já descansar no Rio de Janeiro.

*João Henrique Areias é especialista em Gestão e Marketing e Membro da Academia LANCE!