Primeiros dez condutores da tocha olímpica no Brasil são anunciados

O Comitê Organizador da Olimpíada do Rio de Janeiro divulgou ontem a lista dos dez primeiros condutores da tocha olímpica, em Brasília (DF). A primeira a carregar a relíquia será a bicampeã com a Seleção de vôlei, Fabiana.

Após ser aceso em uma cerimônia realizada em Olímpia (GRE), no dia 21 abril, o item foi entregue a representantes brasileiros no Estádio Panatenaico, sede da primeira edição dos Jogos Olímpicos, em Atenas, na última quarta-feira. Após uma breve visita à ONU e ao Comitê Olímpico Internacional (COI), na Suíça, a tocha chega ao Brasil nesta terça-feira, dia 3 de maio, por volta das 6h30.

O objeto será entregue a Fabiana, que deixa o Palácio do Planalto às 10h, em um percurso que segue pela Esplanada dos Ministérios até a Catedral de Brasília. No trecho de dois quilômetros, outras nove personalidades conduzirão a tocha.

A jogadora entregará o item a Artur Ávila Cordeiro de Melo, considerado um dos principais matemáticos do mundo. Ele, por sua vez, passará a tocha para o jovem carateca Gabriel Hardy, de 16 anos. Outra jovem promessa, o ginasta Ângelo Assumpção, de 19 anos, será responsável por mais um trecho do revezamento.

A educadora Aurilene Vieira de Brito, o refugiado sírio Hanan Khaled Daqqah e a medalhista olímpica no boxe Adriana Araújo também terão a honra de levar a tocha. Por fim, três esportistas encerram o revezamento: o campeão mundial de surfe Gabriel Medina, a campeã olímpica no vôlei Paula Pequeno, e o medalhista de bronze na maratona, em 2004, Vanderlei Cordeiro de Lima.

A ROTA DA TOCHA

Em solo brasileiro

Após sair da Grécia e passar pela Suíça, a tocha olímpica será recebida pela presidente da República, Dilma Rousseff, em Brasília (DF).

......................

A rota

Depois de passar por Brasília, a tocha visitará todos os estados do país, com o fim do revezamento no dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro, na abertura dos Jogos.

......................

Tocha nacional

Ao todo, serão mais de 300 cidades visitadas pela tocha, que será conduzida por mais de 12 mil pessoas em 90 dias.

......................

Pira olímpica

A tocha será usada para acender a pira olímpica, que ficará na Praça Mauá, região portuária do Rio.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos