Topo

Com definição do Flamengo, clubes cariocas já têm suas 'casas' definidas

04/05/2016 20h05

O Flamengo anunciou nesta quarta-feira aonde vai jogar durante o Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro vai se alternar entre Volta Redonda e Brasília. Agora, os três clubes cariocas da Série A, que não poderão utilizar o Maracanã e o Engenhão até o fim dos Jogos Paralímpicos, já têm suas novas casas definidas. E nem sempre os "planos A" foram os vencedores.

O Botafogo foi o primeiro a oficializar aonde vai jogar. A ideia inicial era jogar no Caio Martins, em Niterói. Porém, não houve acordo com a prefeitura por motivos estruturais. Assim, a diretoria do Alvinegro buscou uma alternativa, e encontrou na Ilha do Governador.

Na semana passada, o Glorioso anunciou parceria com a Portuguesa-RJ para utilizar o Estádio Luso-Brasileiro, que será chamado de Arena Botafogo. O Alvinegro vai arcar com os custos da instalação de uma arquibancada móvel, deixando o local capaz de receber 18 mil torcedores. Além de reformar vestiários e gramado. Na estreia, ainda não estará pronto, e São Januário é o principal candidato para receber a partida contra o São Paulo. E, caso não tenha um convite muito bom, dificilmente o time jogará fora do Rio.

Nesta segunda-feira foi a vez do Fluminense. O Tricolor anunciou uma parceria com o América-RJ e vai utilizar o Estádio Giulitte Coutinho, na Baixada Fluminense. O clube também será responsável por uma reforma. O principal quesito a ser melhorado é o gramado.

Outros pontos a serem melhorados serão os vestiários, sistema de câmeras de segurança e a construção de dois camarotes. O valor estimado para esta reforma é de R$ 700 mil. Pedro Antônio, vice-presidente de Projetos Especiais, será responsável pela obra.

A tendência é que o Tricolor jogue 11 ou 12 vezes em Edson Passos. Dos outros que o time tem mando, e que a diretoria determine que tenham mais apelo, o Fluminense deve levar para fora do estado.

Na semana passada, o Flamengo já tinha definido que iria mandar pelo menos cinco jogos em Brasília, no Mané Garrincha. As outras partidas que ainda não estava definidas. Agora, foi anunciado que o Rubro-Negro terá Volta Redonda como sua "casa".

De qualquer forma, o clube lembrou ainda que ainda espera pelo Maracanã neste ano, depois dos Jogos, e ainda há a possibilidade de mandar partidas em outras praças. Mas como Muricy Ramalho já reclamou muito das diversas viagens, pode ser que isso não aconteça com tanta frequência.