Topo

Em alta, Santa Cruz inicia decisão do Pernambucano-2016 com o Sport

04/05/2016 08h10

Quem levará a melhor ao término dos dois jogos? O Santa Cruz que conquistou, no último domingo, o inédito título da Copa do Nordeste, a "Lampions League", ou o Sport, que aposta na estreia do técnico Oswaldo de Oliveira. O jogo de ida da final do Campeonato Pernambucano entre os rivais será nesta quarta-feira, às 21h45, no Arruda.

O Santa Cruz chega mais do que motivado para a primeira final do Estadual. O time avançou às semifinais da competição na quarta colocação do Hexagonal Final, mostrando pouco futebol. O técnico Milton Mendes chegou, o Santinha eliminou o então favorito Náutico e chegou à decisão. Paralelamente, o Santinha passou pelo Ceará nas quartas de final da Copa do Nordeste, superou o Bahia na semifinal e levou a competição diante do Campinense sempre decidindo fora de casa - como será no Pernambucano.

Milton Mendes defende a invencibilidade como treinador do Santa em nova decisão. São nove jogos com cinco vitórias e quatro empates pelo Pernambucano (três partidas), Copa do Nordeste (cinco) e Copa do Brasil (uma).

Para o jogo de ida da decisão, o treinador não poderá contar com um titular: o apoiador Leandrinho. Com lesão na região do púbis, ele também não terá condição de atuar no jogo da volta, que será realizado na Ilha do Retiro e no próximo domingo. E Milton Mendes antecipou que João Paulo será o substituto. O treino desta terça, no Arruda, foi realizado sem a presença dos jornalistas.

SPORT E A ESTREIA DE OSWALDO DE OLIVEIRA

O Sport espera que o crescimento do Santa Cruz após a chegada de Milton Mendes seja uma inspiração. O duelo desta quarta será o primeiro de Oswaldo de Oliveira à frente do Leão. O Rubro-Negro era comandado por Falcão, que foi demitido após a eliminação do time na Copa do Nordeste para o Campinense e foi comandado interinamente por Thiago Gomes nos três últimos jogos. O Leão superou o Salgueiro, nos pênaltis, para chegar à final do Estadual e, com apenas um jogador considerado titular em campo, foi eliminado pelo Aparecidense na Copa do Brasil.

A expectativa é que o Sport seja um time mais ofensivo sob o comando de Oswaldo. Ele deverá optar pelo ingresso do apoiador Gabriel Xavier na vaga do volante Serginho, garantindo o Leão no 4-2-3-1, com Vinícius Araújo sendo a referência. Túlio de Melo segue se recuperando de lesão.

MAIORES CAMPEÕES E DOMINANTES SE ENFRENTAM

A decisão do Pernambucano-2016 coloca frente a frente os dois dois maiores campeões estaduais.O Sport soma 40 taças, contra 28 do Santa. O Náutico é, com 21, o terceiro maior vencedor. E desde o Estadual de 2005, conquistado pelo Santinha, que apenas a dupla finalista leva o título. São, desde o citado ano, seis títulos do Sport e cinco do Santa Cruz.

O Sport foi pentacampeão entre 2006 e 2010. Já o Santa, ainda na Série D do Campeonato Brasileiro, iniciou sua reação em âmbito estadual ao faturar o tri entre 2011 e 2013. Santa que ainda é o atual campeão.

FICHA TÉCNICA

SANTA CRUZ X SPORT

Local: Arruda, Recife (PE)

Data-hora: 4/5/2016 - 21h45

Árbitro: Emerson Luiz Sobral (PE)

Auxiliares: José Daniel Torres de Araújo (PE) e Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)

SANTA CRUZ: Tiago Cardoso, Vítor, Néris, Danny Morais e Tiago Costa; Uillian Correia, João Paulo e Lelê; Arthur Grafitte e Keno - Técnico: Milton Mendes.

SPORT: Danilo Fernandes; Samuel Xavier, Henríquez, Durval e Renê; Rithely, Luiz Antônio, Gabriel Xavier, Mark González e Reinaldo Lenis; Vinícius Araújo - Técnico: Oswaldo de Oliveira.