Topo

Veja o que está definido e o que está aberto nas grandes ligas europeias

09/05/2016 17h09

As seis principais ligas europeias - Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal - estão em suas retas finais. Todas elas estão em suas semanas finais e resta apenas uma rodada em casa. Leicester, Bayern de Munique, PSG e Juventus já são campeões. Barcelona e Benfica são os favoritos nos países ibéricos. Veja o que ainda resta a ser disputado em cada um desses torneios.

Na Inglaterra, apenas as duas pontas estão definidas. O Leicester já é o campeão, enquanto o Aston Villa já está rebaixado e não pode sair da lanterna. O Tottenham já está confirmado para a fase de grupos, e o Arsenal está com uma mão na vaga. Tem 68 pontos, três a mais que o Manchester City, que joga mais uma vez, e cinco acima do Manchester United, que ainda entra em campo duas vezes. Apenas o quarto que vai para o playoff.

Pensando em Liga Europa, o Manchester United não deve ter problemas para se garantir, até porque também está na final da Liga Europa contra o Crystal Palace, que dá vaga. O time é o quinto com 63 pontos, três a mais que o Southampton, que tem uma partida a mais. O West Ham, também com 36 jogos, tem 59 e enfrenta os Red Devils nesta terça-feira. Com 58, o Liverpool ainda tem chances.

Porém, caso o United vença a Copa da Inglaterra, abre vaga para o sétimo na Liga Europa, que hoje é o próprio West Ham.

Lá embaixo, três times disputam uma vaga no "G17". Mas o rebaixamento pode ser definido já nesta quarta, quando acontecem os jogos que foram adiados. O Sunderland tem 35 pontos e recebe o Everton. Caso vença os Toffees em casa, não poderá ser alcançado nem pelos arquirrivais Newcastle, com 34 pontos e atualmente com uma partida a mais, e nem pelo Norwich, que tem 31, mas recebe o Watford no meio desta semana.

Na Espanha, já está definido quem vai para a Liga dos Campeões, para a Liga Europa, e apenas um rebaixado. Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid e Villarreal irão ao principal torneio, sendo que o Submarino Amarelo terá que passar pelo playoff. O título será decidio na última rodada. Se o Barcelona derrotar o Granada fora de casa, será campeão. Caso tropece e o Real Madrid ganha do La Coruña na Galícia, a taça vai para a capital.

O Levante já está rebaixado. Restam mais duas definições. O Getafe está fora do Z3, e basta derrotar o Betis em Sevilha para escapar. Com os mesmos 36 pontos, o Sporting Gijón precisa ganhar do Villarreal e torcer por tropeço do time da zona metropolitana de Madri. Já o Rayo Vallecano, que é da capital, precisa bater o Levante e torcer pelo menos por empates dos dois rivais.

Na Alemanha, definições também nas pontas da tabela. O Bayern de Munique já é campeão, e o Hannover, o lanterna. O Borussia Dortmund e o Bayer Leverkusen também já estão garantidos na próxima Liga dos Campeões, até mesmo na fase de grupos. O Borussia Mönchengladbach está quase lá. Tem 52 pontos, três de vantagem sobre o Mainz. Porém, o quinto colocado precisa tirar uma enorme vantagem de saldo. Os Potros até brincaram com isso no Twitter.

Desta forma, o Mainz deve acabar indo à Liga Europa com Hertha Berlin e Schalke 04, que também não podem ser alcançados pelo Wolfsburg. Lá embaixo, o Hannover já era. O Stuttgart tem 33 pontos, dois a menos que o Werder Bremen, e aí começa uma escadinha, sempre com um ponto de diferença. Werder, Eintracht Frankfurt e Hoffenheim, além de Darmstadt, Hamburgo e Augsburg. Estes três últimos respiram aliviados com um simples empate. O 17º cai, e o 16º faz um playoff com o terceiro da Segundona.

O Campeonato Italiano já tem a Juventus como campeã. Napoli e Roma estão na Liga dos Campeões, vão apenas definir quem vai à fase de grupos, e quem vai ao playoff. Os napolitanos estão na frente e pegam o Frosinone no sábado, enquanto os romanos visitam o Milan. A Internazionale e a Fiorentina já estão na Liga Europa. Se a Juve levar a Copa da Itália, abre uma vaga para o sexto lugar, atualmente o Sassuolo.

Na parte de baixo da tabela, Verona e Frosinone já foram rebaixados. O Carpi, é o principal candidato a fechar o Z3. Tem 35 pontos, um a menos que o Palermo, que enfrenta justamente o lanterna do torneio, enquanto caçula da Série A visita a Udinese.

O título do Campeonato Português ainda está indefinido. O Benfica precisa ganhar do Nacional em casa na rodada final para não ser alcançado pelo Sporting, que tem dois pontos a menos. Os Leões precisam derrotar o Braga na rodada final e torcer por tropeço do Encarnado. Se ficarem empatados, o time de Jorge Jesus leva o troféu que não vem desde 2002. Ambos já estão garantidos na fase de grupos da Liga dos Campeões, e o Porto no playoff. Braga e Arouca vão para a Liga Europa.

A Académica já está rebaixada. Tondela tem 27 pontos, dois a menos que União da Madeira e Vitória de Setúbal. A definição fica para a última rodada.

O Paris Saint-Germain já é campeão francês há muito tempo. O Lyon goleou o Monaco na última rodada e se garantiu na Liga dos Campeões. Os monegascos, com 62 pontos, precisam derrotar o Montpellier na última partida para irem ao playoff. Com 60, o Nice, que enfrenta o Guingamp, ainda sonha. Com 58, o Saint-Etienne briga com o Lille por vaga na Liga Europa.

O Troyes é tão rebaixado como o PSG é campeão: com sobras. Reims, Ajaccio e Toulouse lutam por uma vaga na próxima edição do Campeonato Francês.