Topo

Com resultados modestos nas últimas edições do Brasileiro, Fla luta para justificar investimento

10/05/2016 07h00

É hora da verdade - ou da colheita - para o Flamengo. Eliminado na Primeira Liga e no Campeonato Carioca, o Rubro-Negro concentra suas forças no Campeonato Brasileiro, competição que é a prioridade do clube neste ano. A gestão do presidente Eduardo Bandeira de Mello vai disputar o seu quarto Brasileirão e precisa apresentar melhores resultados do que nos três anos anteriores.

A administração atual é muito elogiada pelo equilíbrio financeiro, mas ainda busca uma sequência de títulos de grande expressão. Durante a campanha para a reeleição, no fim do ano passado, Bandeira deixou claro que, este ano, seria o início da fase de "colher os frutos do sacrifício", numa referência à responsabilidade econômica.

No ano passado, o Flamengo fez uma campanha modesta no Brasileirão. O time foi apenas o 12° colocado, com 49 pontos. Em 2014, o Rubro-Negro foi um pouco melhor, mas nada além disso, com um 10° lugar e 52 pontos. No primeiro ano da gestão de Bandeira, em 2013, a equipe foi mal e ficou com a 16ª colocação, logo acima do grupo rebaixado para a Segunda Divisão.

Neste ano, o Flamengo investiu alto e já contratou dez reforços. O clube comprometeu cerca de R$ 25 milhões com estes jogadores e ainda deve buscar dois zagueiros para o restante da temporada.

O próprio técnico Muricy Ramalho já admitiu que é preciso apresentar resultados. Os jogadores também pensam da mesma maneira e vem adotando um discurso de superar o que passou neste ano.

O último título Brasileiro do Flamengo foi conquistado em 2009, quando Adriano e Petkovic brilharam com belas atuações. Neste ano, o clube aposta suas fichas em estrangeiros como Mancuello, Guerrero e Cuéllar. Além deles, há experientes atletas, como Juan e Emerson.

A estreia rubro-negra no Brasileiro será neste sábado, no Estádio Raulino de Oliveira, contra o Sport. A ideia do Flamengo é começar a competição acumulando um bom número de pontos. O time tem um aproveitamento ruim nesta temporada e vai encarar um grande desafio nos pontos corridos.