Topo

Com quinteto de 2015 intocável, Tite ainda busca Corinthians-2016 ideal

Elias é um dos titulares incontestáveis de Tite na atual temporada - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Elias é um dos titulares incontestáveis de Tite na atual temporada Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

13/05/2016 07h05

O Corinthians mira o Brasileirão-2016 com um olho no campeonato do ano passado. A equipe campeã nacional na última temporada não só inspira o Timão para a competição que está prestes a começar, mas também serve de base. Afinal, o técnico Tite já fez diversos testes e mudanças na escalação, mas sequer ousou alterar os alicerces do hexa que restaram.

São cinco os intocáveis do time alvinegro: Cássio, Fagner, Felipe, Uendel e Elias, todos titulares ano passado e absolutos agora. Em nenhum momento eles correram risco de perder a posição.

No entanto, Tite tem tido dificuldades para encontrar os substitutos para os seis titulares de 2015 que saíram (Gil, Ralf, Jadson, Renato Augusto, Malcom e Vagner Love).

Um dos poucos reservas da última temporada que parecia consolidado no time titular era o zagueiro Yago. No entanto, suspenso enquanto aguarda julgamento por doping, está vetado para o duelo contra o Grêmio, domingo. Em seu lugar jogará Balbuena, que no fim do mês se apresentará à seleção paraguaia para a disputa da Copa América e criará novo problema para o Timão.

No meio, Bruno Henrique tem tido altos e baixos, mas será mantido para o duelo de estreia no Brasileiro, embora Cristian tenha treinado entre os titulares na última terça.

O camisa 10 da equipe, Guilherme, seguirá fora. Abaixo do rendimento esperado, o jogador perdeu concorrência com Rodriguinho.

E até quem começou o ano como sensação perdeu lugar. Mal nas últimas partidas, Lucca foi substituído pelo paraguaio Romero, artilheiro corintiano em 2016, com nove gols.

Do lado oposto, na ponta direita, está a única dúvida para o duelo contra o tricolor gaúcho. Marquinhos Gabriel começou o treinamento da última quinta-feira como titular, mas deu lugar no segundo tempo da atividade para Giovanni Augusto, recuperado de lesão no tornozelo esquerdo. A definição sobre quem começará o Nacional deve sair no treino de hoje.

Na frente, André é contestado por parte da torcida, mas bancado por Tite. O técnico, porém, não descarta dar novas chances a Luciano.

A única coisa que não é nem sequer cogitada por ele é mudar o já tradicional esquema 4-1-4-1, o mesmo utilizado no título de 2015.

"O sistema está em processo de afirmação. Não sou oportunista de resultado, não vou fazer minha avaliação da equipe apenas com base nas eliminações. Considero desempenho. O time está em evolução. Mais do que peças, o importante é o mecanismo", explica o técnico.