Topo

Cruzeiro enfrenta Coritiba em último ato antes da estreia de Paulo Bento

13/05/2016 19h38

O Cruzeiro inicia a sua caminhada no Campeonato Brasileiro na noite deste sábado (14), às 21h (de Brasília), diante do Coritiba, no estádio Couto Pereira. A partida marca a despedida do interino Geraldo Delamore na função de treinador. Será a última dos mineiros antes da estreia do português Paulo Bento no cargo. Mas o que será que ele pode esperar?

O substituto interino de Deivid mantém a formação que garantiu as classificações nas primeira e segunda fases da Copa do Brasil. A intenção é fazer com que os jogadores ganhem entrosamento e ritmo de jogo após as eliminações precoces na Primeira Liga e no Campeonato Mineiro.

- Eu acredito, acima de tudo, em entrosamento, em repetir jogadores em suas posições de origem, em coordenar os setores. Não sou a favor do rodízio simplesmente pelo rodízio de jogadores. É claro que você pode eventualmente poupar um ou outro jogador. Mas acho que não é o caso agora. Estamos no 20º ou 21º jogo da temporada. A equipe teve um bom comportamento no jogo contra o londrina, uma boa intensidade - afirmou.

O único problema do treinador para a escalação é Rafael Silva. Poupado do treino ocorrido às vésperas do confronto por se recuperar de uma lombalgia, ele ainda não sabe se ficará entre os suplentes do time. O titular da posição será o atacante Willian.

As opções no banco de reservas são os goleiros Rafael e Lucas França; os zagueiros Bruno Viana e Fabrício Bruno; os volantes Ariel Cabral, Bruno Ramires, Federico Gino e Marciel; os armadores Alex e Bruno Nazário; e o atacante Douglas Coutinho.

De ressaca após a perda do título estadual, o Coritiba inicia o Campeonato Brasileiro neste sábado, às 21h, no Estádio Couto Pereira, contra o Cruzeiro. E o objetivo é ter um torneio mais tranquilo, sem riscos de rebaixamento.

Depois de 2011, quando voltou à elite e lutou por uma vaga para a Copa Libertadores até a última rodada (ficou de fora ao perder para o rebaixado Atlético-PR), o Verdão não consegue emplacar um bom rendimento na competição. A sina alviverde tem sido a luta contra a queda para a Série B.

O clube paranaense, desde 2012, tem firmado sua permanência na Série A na rodada finais ou, no máximo, três jogos antes do torneio terminar. Apesar do vice no Estadual, com 5 a 0 no agregado para o maior rival, a diretoria acredita no grupo (com reforços) e promete ficar entre os 10 colocados.

- (A derrota na final com o Atlético-PR) Nos fez rever a reposição. Aconteceu o que a gente previa para o Brasileiro já no Paranaense. Perdemos Ceará, Juan, Evandro, Dudu exatamente pra final. O Brasileiro é longo, precisamos de reposição, dentro do padrão do clube, com pesquisa e dentro do que o treinador precisa. O que vale é a criatividade. O nosso projeto pra esse ano é ficar entre os 10 primeiros colocados e não passar o susto dos ultimos anos - afirmou o gerente de futebol, Valdir Barbosa, à Gazeta do Povo.

Com desfalques nas finais, o técnico Gilson Kleina ganha um alento na estreia do Brasileirão, pelo menos. O Coxa terá retorno do goleiro Wilson, que não atua desde o dia 20 de março, devido a uma lesão no joelho esquerdo.

Poupados no meio da semana, contra o Juventude, pela Copa do Brasil, o lateral-esquerdo Carlinhos, o volante Alan Santos, o meia Ruy e o atacante Kléber também ficam à disposição. No entanto, o lateral-direito Ceará, o zagueiro Luccas Claro e os meias Juan e Dudu estão foram e seguem no departamento médico.

A escalação, entretanto, não foi confirmada pelo técnico Gilson Kleina. O Coritiba deve ir a campo com: Wilson; Dodô, Rafael Marques, Juninho e Carlinhos; Alan Santos, João Paulo, Ruy e Gonzalez; Negueba e Kleber Gladiador.

- Nós vamos esperar, porque temos jogadores que estão em transição e em recuperação, atletas importantes que perdemos na fase final (do Campeonato Paranaense). Vamos ver se eles ficam à disposição para que o Coritiba volte a ter a força do primeiro trimestre - afirmou o treinador.

FICHA TÉCNICA

CORITIBA X CRUZEIRO

Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)

Data-hora: 14/5/2016 - às 21h

Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)

Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO/Fifa) e Rafael da Silva Alves (RS)

CORITIBA: Wilson; Dodô, Rafael Marques, Juninho e Carlinhos; Alan Santos, João Paulo, Ruy e Gonzalez; Negueba e Kleber Gladiador. Técnico: Gilson Kleina.

CRUZEIRO: Fábio; Lucas, Leo, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño; Lucas Romero e Henrique; Elber, Pisano e Allano; Willian. Técnico (interino): Geraldo Delamore.