Topo

Em meio a provocações e rivalidade, Flamengo e Sport duelam há anos por título de 1987

13/05/2016 06h00

O duelo entre Flamengo x Sport é muito badalado desde 1987. O ano da discórdia entre os clubes ainda rende muitas discussões e até mesmo provocações na internet. O Supremo Tribunal Federal (STF) não reconhece o Rubro-Negro da Gávea como campeão Brasileiro daquela temporada. No entanto, o clube carioca se considera o verdadeiro dono da taça, pois conquistou o troféu do Módulo Verde daquele ano, equivalente à Primeira Divisão atual.

A troca de farpas mais recente ocorreu no Twitter. Em sua conta oficial na rede, o Leão publicou que 'o campeão de 87' iria estrear contra o Flamengo, no Brasileiro. O Rubro-Negro carioca rebateu com humor.

- Correção: ao contrário do que foi informado num perfil que citou nosso título de 87, a estreia no Brasileirão NÃO será Flamengo x Flamengo - dizia a mensagem.

Apesar da posição do STF, o Flamengo ainda tenta reverter a decisão. Como o último recurso do clube foi negado pelo ministro Marco Aurélio de Mello, o Rubro-Negro espera a decisão dos demais ministros da corte.

O Sport, por sua vez, quer continuar sendo reconhecido como o único campeão Brasileiro de 1987. Em 2011, a CBF também reconheceu o Flamengo como campeão Brasileiro. Depois, o Leão foi a Justiça e conseguiu o que queria. Desde então, o clube da Gávea tenta, sem sucesso, ser reconhecido, via Justiça, como o verdadeiro campeão.

COMO TUDO COMEÇOU

A polêmica no Campeonato Brasileiro de 1987 surge quando a CBF, na época, abdica da organização do torneio, alegando falta de recursos. É quando surge o Clube dos 13, que mantém a competição em vigência, convidando ainda Goiás, Coritiba e Santa Cruz. O torneio - Módulo Verde - é vencido pelo Flamengo em decisão contra o Internacional.

Depois de abdicar da organização do Brasileiro, a CBF voltou atrás e criou o que ficou conhecido como o módulo amarelo, que teve 16 outros clubes e o Sport como seu campeão em final contra o Guarani. A entidade máxima do futebol brasileiro designou que teria de haver um cruzamento entre os dois, além de Flamengo e Internacional, para que fosse definido o real campeão.

Discordantes, Flamengo e Inter se negaram a jogar o quadrangular decisivo, o que fez a CBF anunciar Sport como o campeão e o Guarani vice. Em 1988, estes dois clubes inclusive representaram o Brasil na Copa Libertadores.