Galo lidera 'palpitão' seguido de paulistas: veja as forças do Brasileiro

A bola vai rolar para a maior competição nacional a partir das 16h deste sábado e, como de costume no Brasileirão, apontar favoritos ao título para uma competição que começa em maio e termina em dezembro é tarefa árdua. A redação do LANCE!, no entanto, deu seus pitacos para campeão, G4 e Z4: o Atlético-MG é o que mais recebeu votos como candidato a erguer a taça, seguido de Corinthians e Palmeiras. O Santos também foi apontado. Oito clubes tiveram pelo menos um voto para o G4, enquanto que sete para o Z4. O Botafogo é o único dos "11 grandes" que recebeu votos para rebaixamento.

Com base nas avaliações de repórteres que acompanham o dia a dia dos clubes em 2016, forças também foram atribuídas para todos os setores, técnico e "fator casa" de cada um dos 20 clubes. Estrelas de 1 a 5 (de péssimo a excelente) foram dadas. O Galo somou mais pontos (29,5 do total de 35), na frente de Corinthians (28,5), Santos (27,5) e Palmeiras (26,5) - veja todos nas imagens acima. Valeu para a classificação a análise de todo o elenco atual dos clubes. Quem saiu perdendo no "fator casa" foram os três clubes cariocas, que não contarão com Maracanã e Engenhão em boa parte da competição. O Cruzeiro perdeu pontos pela demora em achar um treinador - só conseguiu acertar com uma das últimas opções (o português Paulo Bento) às vésperas da estreia no Brasileirão. Terá de se adaptar a um novo país com um novo campeonato em curso...

Em maio de 2015, o Corinthians foi o que mais recebeu votos para ser o campeão no "palpitão" do L!, seguido pelo Internacional. Se o Colorado não ficou nem no G4, o Timão foi, de fato, o campeão. Confira os pitacos e as apostas dos jornalistas da redação para o Brasileirão de 2016:

Aigor Martins, editor do LANCE!

"Determinar favoritos neste início de Brasileiro não é tarefa simples, pois as equipes passam por transformações no decorrer da competição. Alguns times, no entanto, dão indícios que devem manter o bom rendimento nesta temporada, exemplos de Atlético-MG e Santos. Na parte da degola, mais um vez, a disputa promete ser extremamente acirrada. Apesar das escolhas, algum time grande pode sair da rota e terminar o ano no calvário."

1º) Atlético-MG

2º) Santos

3º) Corinthians

4º) São Paulo

17º) Chapecoense

18º) Coritiba

19º) Ponte Preta

20º) Figueirense

Alex Sabino, editor do LANCE!

"Fazer previsão antes do início do Brasileiro é uma missão ingrata. Não por analisar os times do momento, mas porque estes vão mudar muito ainda no primeiro turno. A janela de transferências para o exterior vai fazer miséria nos principais elencos do país. Com o que está aí antes da primeira rodada, Tite sabe como jogar um torneio em pontos corridos e o Corinthians sai na frente. Pelo talento do elenco e possível entrosamento, impossível ignorar Santos e Atlético-MG. Os clubes que subiram são sempre os candidatos a cair e é bom o Botafogo abrir o olho. Ricardo Gomes foi um herói por levar este elenco à final do Estadual. Precisa de reforços."

1º) Santos

2º) Atlético-MG

3º) Corinthians

4º) Grêmio

17º) Botafogo

18º) Vitória

19º) Coritiba

20º) Chapecoense

Carlos Alberto Vieira, editor do LANCE!

"Será mais um campeonato nivelado por baixo, com muitos times irregulares e poucos astros. O Atlético Mineiro tem o melhor elenco, mas seu histórico em Brasileiros não indica um favoritismo destacado. Corinthians e Santos, na teoria, devem seguir sempre próximos do primeiros lugares e o Grêmio no ponto corrido deve mostrar maior eficácia do que apresenta quando precisa encarar mata-matas. Curiosamente estes quatro se encaram em dois jogos na primeira rodada."

1º) Atlético-MG

2º) Corinthians

3º) Santos

4º) Grêmio

17º) Vitória

18º) Ponte Preta

19º) Coritiba

20º) Figueirense

Daniel Bortoleto, editor do LANCE!

"Com os cariocas como incógnitas, com o Cruzeiro sofrendo até para ter um técnico e com o Grêmio patinando no ano, creio que os paulistas podem novamente dominar o alto da tabela. Incluo o Galo pelo ótimo elenco montado para esta temporada."

1º) Corinthians

2º) Atlético-MG

3º) Palmeiras

4º) Santos

17º) Ponte Preta

18º) Sport

19º) Coritiba

20º) Figueirense

Lucas Pastore, editor do LANCE!

"O Campeonato Brasileiro deste ano vai começar com apenas Atlético-MG e São Paulo, envolvidos nas quartas de final da Copa Libertadores da América, não tratando a competição como prioridade. Com isso, muitos times bons vão jogar com foco total desde a primeira rodada do Nacional. Porém, muitas dessas equipes terão de lidar com desfalques durante a Olimpíada e a Copa América. Quem sair em primeiro lugar desse período dará um passo importante rumo à conquista."

1º) Palmeiras

2º) Atlético-MG

3º) Grêmio

4º) Internacional

17º) Botafogo

18º) Ponte Preta

19º) Coritiba

20º) Figueirense

Marcelo Laguna, editor do LANCE!

"É uma missão quase impossível fazer previsões a respeito do Campeonato Brasileiro. E não se trata de ficar em cima do muro ou demonstrar excesso de cautela. O fato é que não existe torneio nacional de clubes no mundo mais equilibrado do que o Brasileirão, em boa parte por causa dos estragos que a janela de transferências no meio do ano para a Europa costuma causar às principais equipes. A realização de duas competições importantes da Seleção Brasileira no meio deste ano (Copa América e Olimpíadas) também poderão ter um peso importante na definição do título."

1º) Atlético-MG

2º) Palmeiras

3º) Corinthians

4º) Fluminense

17º) Botafogo

18º) Sport

19º) Ponte Preta

20º) Figueirense

Marcio Monteiro, editor do LANCE!

"Fazer prognósticos do Brasileirão está cada vez mais complicado, devido à constante saída de nossos craques no meio do campeonato, ainda mais em ano de Copa América e Olimpíada. O Santos certamente seria um dos principais candidatos ao título, se não fosse perder seu trio de ataque titular em muitos jogos. O Atlético-MG manteve a boa base do ano passado e trouxe alguns reforços pontuais. Entra como um dos melhores times do Nacional. Cuca está tendo tempo para trabalhar o Palmeiras, que tem um bom elenco e pode brigar pelo título. O São Paulo ainda vive de altos e baixos, mas se tiver o mesmo rendimento que tem no Morumbi, jogando fora, também pode brigar. Já o desfigurado Corinthians tem Tite, o melhor técnico do país. Grêmio e Fluminense tem bons times e técnicos, e podem incomodar. A luta contra a queda também promete ser acirrada, e o Botafogo tem que se conscientizar de que está nela."

1º) Atlético-MG

2º) Palmeiras

3º) São Paulo

4º) Corinthians

17º) América-MG

18º) Figueirense

19º) Coritiba

20º) Santa Cruz

Rafael Bullara, editor do LANCE!

"O Atlético-MG tem batido na trave nas últimas temporadas e mesmo com a disputa da Libertadores, tem condições de, enfim, voltar a ganhar o Nacional após tanto tempo. O Palmeiras tem bom elenco e agora um treinador que possa fazer a diferença, assim como a Arena Corinthians joga a favor do atual campeão. Aposta para os times do G4 fica por conta do Fluminense e em Levir."

1º) Atlético-MG

2º) Palmeiras

3º) Corinthians

4º) Fluminense

17º) Ponte Preta

18º) Vitória

19º) Figueirense

20º) Coritiba

Rodrigo Vessoni, editor do LANCE!

"Após 67 jogos, o Corinthians tem 81% de aproveitamento na Arena. Um retrospecto assim como mandante faz a diferença nos pontos corridos. Além disso, o atual campeão não deve perder tanta gente na janela como ocorreu em janeiro. Elenco jogará a favor do Palmeiras, assim como acontecerá para o Galo. Na parte inferior, o fato de ter poucos jogadores no elenco pesará negativamente."

1º) Corinthians

2º) Palmeiras

3º) Atlético-MG

4º) São Paulo

17º) Botafogo

18º) Ponte Preta

19º) Coritiba

20º) Vitória

Thiago Correia, editor do LANCE!

"Poucos times já estão prontos para a temporada, e só dá para palpitar fazendo uma análise de acordo com o potencial de cada trabalho. Neste aspecto, times como Palmeiras, São Paulo, Internacional e Atlético-MG surgem bem. Corinthians vai precisar muito das mãos do técnico Tite novamente, mas não acredito no bi. Os cariocas devem fazer mera figuração no Brasileiro, sendo que o Botafogo precisa abrir o olho com o Z4, embora a permanência do Ricardo Gomes dê uma tranquilidade."

1º) Atlético-MG

2º) Internacional

3º) Palmeiras

4º) Corinthians

17º) Chapecoense

18º) Figueirense

19º) Coritiba

20º) Ponte Preta

Thiago Salata, editor do LANCE!

"O Atlético-MG há anos vem flertando com o título nacional e manteve um elenco forte para a disputa em 2016. O que pode jogar contra o Galo é ter de conciliar o torneio com a Libertadores, caso passa para a semi e final. Corinthians, com seu alto aproveitamento em casa, mesmo com possíveis perdas no elenco, é sempre candidato. O Palmeiras tem técnico e elenco para brigar por G4 e tentar algo mais, assim como o Santos, que terá lidar com desfalques por conta da Seleção e o fantasma da janela de transferências no meio do ano. Os dois do Sul são fortes, enquanto que os clubes do Rio de Janeiro começam o Brasileirão devendo".

1º) Atlético-MG

2º) Corinthians

3º) Palmeiras

4º) Santos

17º) Ponte Preta

18º) Vitória

19º) Coritiba

20º) Figueirense

Thiago Perdigão, editor do LANCE!

"O Atlético-MG e Palmeiras são dois dos melhores elencos do Brasil. Com o bom tempo que teve para treinar, Cuca vai poder colocar em prática seu estilo. A largada no campeonato é fundamental para o Verdão, ainda mais se o Galo ainda estiver na Libertadores. A disputa deve ser intensa pelas primeiras posições, diferentemente de anos anteriores. O Inter tem um bom elenco, mas a permanência de Argel pode não ser uma boa notícia. O time embalou somente na reta final do Gaúcho e ainda mostra fragilidades, como acontece com o Fluminense. Se conseguir essa consistência, o Flu deve brigar em cima. Além dos quatro, Grêmio e Corinthians devem lutar pelas posições no G4. O Santos também, mas a perda de jogadores para a Seleção (a princípio), deve prejudicar muito o time nesta disputa. O Z4 também deve ter boa briga. O Coritiba, que bateu na trave nos últimos anos, não deve se salvar. Assim como o Chapecoense. A fragilidade do elenco do Botafogo, além da perda do Engenhão na parte inicial do Campeonato, também vão custar para a equipe."

1º) Palmeiras

2º) Atlético-MG

3º) Internacional

4º) Fluminense

17º) Botafogo

18º) Ponte Preta

19º) Chapecoense

20º) Coritiba

Valdomiro Neto, editor do LANCE!

"Como os estaduais dão pouco parâmetro e costuma haver muita mudança nos times durante a janela de transferências - além dos desfalques provocados pelo encavalamento de jogos de seleções - é tarefa difícil apontar favoritos. O campeonato costuma ganha corpo na segunda metade do primeiro turno, quando fica muito mais fácil fazer prognóstico. As apostas são feitas pelo momento atual e considerando as outras perspectivas - jogadores convocados e negociações."

1º) Palmeiras

2º) Corinthians

3º) Fluminense

4º) Internacional

17º) Vitória

18º) Coritiba

19º) Chapecoense

20º) Figueirense

Wilson Baldini Jr., editor do LANCE!

"Apesar da eliminação no Paulista e Libertadores, o Corinthians, de Tite, tem ótimo aproveitamento em casa e isso em um campeonato de pontos corridos conta muito. O Atlético-MG, com bom elenco, vai brigar muito. O Inter não vai quebrar o jejum de título nacional, mas fica com vaga na Libertadores. O Santos só não terá melhor desempenho por causa das seleções brasileiras. Na parte de baixo da tabela, a Ponte não vai conseguir se manter mais um ano na Série A. O vice-campeonato paranaense não credencia o Coritiba a fazer uma boa campanha. Chapecoense e Figueirense vão "brigar" pela última colocação."

1º) Corinthians

2º) Atlético-MG

3º) Internacional

4º) Santos

17º) Ponte Preta

18º) Coritiba

19º) Figueirense

20º) Chapecoense

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos