Topo

Sonhando com fim de jejum, Verdão abre Brasileirão contra Atlético-PR

13/05/2016 21h31

A espera chegou ao fim: vai começar o Brasileirão 2016! O Palmeiras abre a competição diante do Atlético-PR, neste sábado, às 16h (de Brasília), no Allianz Parque. Após as eliminações no Libertadores e no Paulista, o Verdão passou as últimas três semanas se preparando para o confronto.

Desde as quedas precoces, o técnico Cuca contou com mudanças no elenco. O clube contratou Tchê Tchê (Audax), trouxe o zagueiro colombiano Mina (Santa Fe) - que ainda não está à disposição - , e trouxe Fabrício e Fabiano, do Cruzeiro, em troca que envolveu a saída do lateral Lucas e do meia Robinho.

Na tentativa de quebrar o jejum de 22 anos do Verdão, que não conquista o Brasileiro desde 1994, Cuca também promoveu mudanças em relação ao time titular do primeiro semestre. O recém-chegado Tchê Tchê preencherá a lateral direita, antes improvisada pelo volante Jean, que voltará a atuar no meio.

A principal novidade é Cleiton Xavier, titular pela primeira vez desde agosto. O meia sofreu uma série de lesões musculares e ficou oito meses afastado, mas ganhou uma oportunidade de recomeçar. Luan, que passou por um martírio parecido, foi relacionado após um ano e quatro meses longe dos gramados.

O principal desfalque será Dudu. O atacante sofreu uma contusão na coxa e só deverá ficar à disposição para a segunda rodada, contra a Ponte. Cristaldo e Allione - que voltou a treinar com bola 15 dias após operar o joelho - também ficaram fora, enquanto Edu Dracena e Roger Carvalho, lesionados que sequer treinaram com o time em Atibaia, também não foram relacionados.

Lucas Barrios será o homem de referência no ataque, enquanto Alecsandro - artilheiro alviverde com nove gols, ao lado de Gabriel Jesus -, ficará no banco. O treinador afirmou que as eliminações não serão um peso e garantiu que o Verdão está pronto para tentar sair da fila de mais de duas décadas.

- Eu queria estar no lugar do Nacional ou do Rosário, ser campeão paulista, mas não deu. Fizemos tudo o que podíamos desde a nossa chegada. Não adianta ficar chorando. Reagrupamos como equipe e trabalhamos muito. Foi um trabalho muito intenso. Temos um elenco quase todo no mesmo nível físico e técnico - disse Cuca, minimizando o peso do "tabu".

- Pesa, mas é bom. Você tem a missão de entrar para a história do clube. Se a gente tem essa possibilidade, tem confiança, tem que buscar esse campeonato. Sair de uma fila grande - completou.

O Atlético-PR, por sua vez, virá com força máxima. O técnico Paulo Autuori poupou nove titulares na partida contra o Dom Bosco na última quarta, pela Copa do Brasil, e tentará surpreender o adversário longe de casa.

O Furacão iniciará o torneio embalado pela conquista do título paranaense, no qual venceu o rival Coritiba por 5 a 0 no placar agregado. Autuori afirmou não ver favoritos no campeonato.

- Neste instante, ao iniciar o Brasileiro, não vejo nenhuma equipe superior às demais - avaliou o comandante atleticano.

Na zaga, o Atlético conta com um velho conhecido da torcida palmeirense. Trata-se do zagueiro Thiago Heleno, campeão invicto da Copa do Brasil pelo clube em 2012, sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari.

A expectativa é que a torcida palmeirense compareça em peso para ver o debute da competição no Allianz. Até a noite de sexta-feira, mais de 28 mil ingressos já haviam sido comercializados. Que venha o Brasileirão!

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS X ATLÉTICO-PR

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)

Data-Hora: 14/5/2016 - 16h

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)

Auxiliares: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)

PALMEIRAS: Fernando Prass; Tchê Tchê, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Matheus Sales, Jean e Cleiton Xavier; Róger Guedes, Gabriel Jesus e Lucas Barrios. Técnico: Cuca

ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidicley; Otávio, Jadson, Vinícius, Ewandro e Nikão; Walter. Técnico: Paulo Autuori