Topo

Com os 'pés no chão', Vasco estreia na Série B contra o Sampaio Corrêa

14/05/2016 07h00

Neste sábado, às 16h, que o Vasco inicia sua longa caminhada de volta para a Série A do Campeonato Brasileiro. No Castelão, em São Luís, o Gigante da Colina entra em campo como franco favorito ao título da Segunda Divisão. O primeiro adversário será o Sampaio Corrêa, do treinador Petkovic.

A expectativa em torno do acesso - e até da conquista do título - sem sustos é respaldada pelo bom trabalho feito por Jorginho e Zinho desde agosto de 2015. Apesar do rebaixamento, a dupla conta com a confiança da diretoria, da torcida e dos jogadores. Além disso, a experiência do elenco é um dos fatores que pesa a favor do Cruz-Maltino.

Os comandantes, no entanto, demonstram preocupação em frear o entusiasmo em torno do time bicampeão carioca e que não sabe o que é perder há 26 partidas.

- Muitos acham que vai ser fácil a Série B, mas não é assim. Temos obrigação por sermos uma grande equipe. Não será fácil. O tempo todo chamamos a atenção deles para que estejam concentrados, mantenham a intensidade - comentou Jorginho.

Nos últimos dias, o Vasco já teve um aperitivo do que enfrentará ao longo da temporada. Após vencer o CRB na quarta-feira pela Copa do Brasil, a delegação deixou Maceió e foi direto para São Luís. N sexta não pôde treinar no palco do jogo, o Estádio Castelão. O técnico Jorginho lamentou o episódio.

- Em cima da hora, já estávamos dentro do ônibus, ele liberaram, mas aí a gente não quis mais. Foi uma falta de respeito. Se o Sampaio precisar no Rio, vamos disponibilizar um local. Vamos jogar sem conhecer muito o gramado. A Série B já começou. Se queremos voltar para primeira, temos que superar esses obstáculos - declarou Jorginho.

Dentro das quatro linhas, o técnico Jorginho tem um principal problema para escalar a equipe do Vasco. O zagueiro Luan, lesionado, está fora da partida contra o Sampaio Corrêa. A tendência é que Rafael Vaz, autor do gol do título Estadual, atue ao lado do capitão Rodrigo.

Assim como Luan, Martin Silva foi poupado do jogo no meio de semana. O camisa 1, por sua vez, recuperou-se bem das dores na coxa direita e defenderá a meta do Vasco. O trio - defensivo - Martin Silva, Luan e Rodrigo - é o mesmo que formou a zaga do Cruz-Maltino na campanha de 2014 na segunda divisão nacional.

Artilheiro do Vasco na temporada, Riascos pode se despedir do Vasco hoje, já que seu vínculo com o Vasco será encerrado e o clube ainda não entrou em acordo com o Cruzeiro.

DESPEDIDAS E REENCONTROS NO SAMPAIO CORRÊA

O volante Arlindo Maracanã, um dos maiores ídolos da história do Sampaio Corrêa, e que já atuou no Vasco, escolheu a abertura da Série B do Campeonato Brasileiro para encerrar sua carreira. Mesmo começando no banco, o jogador, de 37 anos, vê a partida como uma boa hora para a despedida, visto que, para ele, o Cruz Maltino é o melhor time do Brasil atualmente.

- Na minha opinião, o Vasco é a melhor equipe do Brasil nesse momento. Campeão carioca, candidato ao acesso à Série A e ao título da Série B. Então, o Sampaio vai enfrentar dificuldades. Esperamos que a gente possa fazer um grande e jogo e conseguir essa vitória que nos dará a oportunidade de começar bem a Série B - afirmou em sua última coletiva como jogador.

Além deste adeus, a partida marca o reencontro de outros dois ex-vascaínos com o clube. Um dentro e outro fora do campo. Dentro, o lateral-esquerdo Guilherme Santos, cria da base vascaína. Fora, o técnico Petkovic, campeão carioca em 2003 e principal jogador do clube em 2004.

Para o jogo, Pet esconde algumas cartas. No último treinamento antes da partida, nesta sexta-feira, o zagueiro Luiz Otávio treinou normalmente, recuperado de lesão muscular, e vai para o jogo no lugar de Rodrigo Arroz.

O atacante Carlos Alberto não treinou nesta sexta, mas o exame no braço direito não apontou qualquer lesão e ele vai para o jogo.

- Contra o Vasco, a gente vai tentar jogar de novo o nosso futebol. Mas vamos buscar anular as qualidades deles, que é difícil, porque eles têm jogadores de qualidade. Não tenho a escalação definida só momentos antes da partida - afirmou.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA X VASCO DA GAMA

Local: Estádio do Castelão, em São Luís (MA)

Data-hora: 14/05/2016, às 16h

Árbitro: Claudio Francisco Lima e Silva (SE)

Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Vaneide Vieira de Gois (SE)

SAMPAIO CORRÊA: Rafael; Léo Rodrigues, Mimica, Luiz Otávio e Guilherme Santos; Diego Lorenzi, Levi, Daniel Barros e Pedrinho; Edgar e Carlos Alberto. Técnico: Petkovic

VASCO: Martin Silva; Madson, Rafael Vaz, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos. Técnico: Jorginho.