Suárez marca três vezes e garante o bicampeonato para o Barcelona

O Barcelona sagrou-se neste sábado bicampeão espanhol. A equipe não deu chance para o azar e venceu o Granada por 3 a 0 com três gols de Luis Suárez, que mostrou muito oportunismo para dar o título aos catalães. Na outra partida, o Real Madrid venceu o Deportivo La Coruña, por 2 a 0, mas não suficiente para sair com o caneco embaixo do braço.

Com o hat-trick, Suárez chegou a 40 no Campeonato Espanhol, artilheiro isolado. Foi a coroação de uma temporada fantástica do uruguaio, que aparece como grande favorito para levar o prêmio de melhor do torneio.

A equipe tratou de afastar a chance de perder um caneco que já tinha um espaço reservado na sala de troféus do Camp Nou. Os catalães chegaram a abrir dez pontos do Real Madrid e nove do Atlético, mas três derrotas seguidas - para os próprios Merengues, Real Sociedad e Valencia - colocaram a conquista em risco. Mas o time colocou a cabeça no lugar, atropelou o Deportivo La Coruña (8 a 0), Sporting Gijón (6 a 0), Betis (2 a 0) e Espanyol (5 a 0), chegando à última rodada dependendo apenas de suas forças para ser campeão.

Com o resultado, o Barcelona chegou a 91 pontos, contra 90 do Real Madrid, que terminou na vice-liderança. Além da artilharia de Luis Suárez, os catalães terminaram com o melhor ataque, com 112 gols a favor. O Real marcou 110.

O JOGO

O Barcelona precisava apenas de uma vitória para levar o bicampeonato. E iniciou a partida contra o Granada com a postura de quem jogava a partida da vida: posse de bola - como de costume -, e marcação sob pressão, não deixando o rival respirar. E o primeiro gol quase saiu em um lance que não é a característica da equipe. Em cobrança de escanteio de Rakitic, Mascherano desviou e Piqué cabeceou, mas o goleiro Andrés Fernández salvou em cima da linha.

A esta altura, a pressão estava toda em cima dos jogadores do Barcelona. Cristiano Ronaldo já havia aberto o placar para o Real Madrid no Riazor. Mas no Estádio Nuevo Los Cármenes, a suspeita de mala branca dos Merengues para o Granada endurecer a partida foi caindo por terra. E quem tratou de afastar a teoria foi Luis Suárez. Neymar deu lindo passe para Alba, que cruzou rasteiro para o Pistoleiro abrir o placar.

O gol de Suárez já garantia o título para o Barcelona, mas a equipe não poderia dar chance ao azar. O empate do Granada cairia como uma bomba e o título poderia escapar pelos dedos. Cristiano Ronaldo já havia marcado o segundo do Real quando Suárez apareceu novamente. Mascherano deu lindo lançamento para Daniel Alves, que cruzou na medida para o uruguaio se antecipar ao goleiro e ampliar.

Na volta do intervalo, o Barcelona estava muito mais calmo. Com dois gols de vantagem, era só administrar o resultado que o título estaria no Camp Nou. E a cadência do time catalão é manter a posse de bola no campo do rival e, pela qualidade de seus jogadores, as chances aparecem com naturalidade. Suárez teve a dele, Messi a sua em cobrança de falta. Nada que abalasse a confiança dos comandados de Luis Enrique.

A primeira finalização do Granada saiu somente aos 12 do segundo tempo, com Fran Rico, mas Ter Stegen apareceu bem, evitando o primeiro gol. Logo em seguida, Neymar obrigou Fernández a linda defesa. O Barcelona seguia apostando nas jogadas pelos flancos, com Alba e Daniel Alves. Pelos lados, os lances fluíam. Pelo meio, a defesa do Granada se saía melhor.

A partida passou a ficar mais pegada e jogadas mais ríspidas foram surgindo. Até um princípio de confusão ocorreu em campo. Os nervos estavam à flor da pele, era uma verdadeira decisão.

Mas a conquista tinha que vir em grande estilo, com um show completo. Neymar recebeu lançamento e, em vez de marcar o seu, tocou para Suárez fazer o terceiro gol. Era mais um hat-trick do uruguaio, coroando uma temporada quase perfeita do Pistoleiro, artilheiro do Campeonato Espanhol com 40 gols, cinco a mais que Cristiano Ronaldo.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos