PB e RJ vencem 2ª etapa do Circuito BB Sub-19, em João Pessoa

Uma vitória especial para uma dupla da casa e um estado que já desponta na liderança do ranking geral. As finais da etapa de João Pessoa (PB), a segunda da temporada 2016 do Circuito Banco do Brasil Sub-19, tiveram como vencedores os paraibanos Rafael e Renato, no masculino, e as cariocas Vitoria/Giovanna no naipe feminino. Os jogos foram realizados na manhã deste domingo (15.05), na Praia de Tambaú.

Rafael e Renato (PB) superaram na decisão os representantes do Paraná, Lipe e Patrick, com vitória por 2 sets a 0 (21/18, 21/12), em 34 minutos de jogo, conquistando o ouro. Na disputa do bronze, William Bruno e Gabriel Candido (RJ) venceram Matheus Santos e David Pedreira (ES) por 2 sets a 0 (21/19, 21/10), em 32 minutos, e completaram o pódio.

No naipe feminino, repetição do time do Rio de Janeiro no lugar mais alto do pódio. Vitoria e Giovanna (RJ) levaram a melhor sobre Talita e Amanda (CE) por 2 sets a 0 (21/16, 21/16), em 36 minutos de jogo. Na disputa da medalha de bronze, Kyce/Milena (RN) superaram Amanda e Monique (PR) por 2 sets a 0 (24/22, 21/14), em 35 minutos de partida.

Com o resultado, o Rio de Janeiro dispara na liderança do ranking geral da temporada, com 400 pontos. No masculino, os paranaenses lideram com 380 pontos. A campanha da dupla da Paraíba contou com cinco vitórias e nenhum set perdido, enquanto as campeãs no feminino também venceram cinco vezes e perderam somente um set.

A próxima etapa do Circuito Banco do Brasil Sub-19, última da temporada e que definirá os campeões, acontece em Manaus (AM), de 28 a 30 de outubro. Na etapa de abertura, Paraná (masculino) e Rio de Janeiro (feminino) saíram com o título.

O Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas formada pela mesma federação. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com cada estado indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações elegem um técnico.

Os pontos obtidos vãos para o estado e o campeão geral é determinado ao final das três etapas. O atual modelo foi criado em 2013 visando identificar novos talentos nas areias, num trabalho de renovação. E, a partir daí, analisar quais são os polos que precisam receber um incentivo maior para se desenvolverem e serem trabalhados de forma mais direcionada.

Após o Circuito BB Sub-19 será realizada a primeira etapa do Circuito Sub-23, também em João Pessoa, de terça (17.05) a quinta-feira (19.05). Um dia depois, na sexta-feira (20.05), começa a primeira etapa do Challenger, torneio da categoria adulta, disputado pelas duplas brasileiras que não estão nas etapas do Circuito Mundial 2016.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos