Topo

Fabiano Muchinski e Fernanda Garcia vencem a segunda etapa do Troféu Brasil de Triathlon

16/05/2016 19h38

O curitibano Fabiano Muchinski e a santista Fernanda Garcia foram os grandes vencedores da segunda etapa da 26ª edição do Troféu Brasil de Triathlon, disputada na manhã deste domingo, na Cidade Universitária, em São Paulo. A prova, considerada como uma das mais renomadas da modalidade, contou com a participação de centenas de atletas de todo o Brasil, que percorreram a distância olímpica de 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida, no caso dos profissionais e, metade das distâncias, nas categorias amador short.

Como já aguardado, a disputa reservou duelos intensos pelas primeiras colocações, principalmente por conta do clima ameno na capital paulista, o que auxiliou os atletas na busca dos melhores resultados. No masculino, o campeão da primeira etapa, o paulista Fernando Toldi, largou na frente na natação e no ciclismo. Contudo, ao iniciar a corrida, acabou sentindo uma lesão no tornozelo direito e, por conta disso, não conseguiu completar a prova.

Outro que teve problemas foi o triatleta Antônio Mansur Filho, que perdeu muito tempo no ciclismo após ter um dos pneus da sua bike furado. Com isso, o caminho ficou livre para o atleta paranaense, Fabiano Muchinski, abrir distância e vencer com o tempo de duas horas, dois minutos e 55 segundos.

- Apesar de ser a minha primeira competição no ano, fiz uma prova muito boa, principalmente no pedal. Na corrida, já sem os meus concorrentes diretos, pude só administrar - emendou.

Na prova feminina, mais uma vez, o destaque foi para a santista Fernanda Garcia, que após abrir grande distância ainda na prova de natação, apenas administrou a vantagem até o fim.

- Eu sabia que, caso conseguisse abrir na água, teria grande chance de manter no pedal e na corrida. E foi justamente isso que aconteceu - disse Fernanda.

Cerca de oito minutos depois, a também santista Rosecler Costa completou a prova em segundo lugar, com duas horas, 25 minutos e 54 segundos e segue na vice liderança do quadro geral. Já o terceiro lugar ficou para a paraibana Karine Ximenes, que terminou com duas horas, 28 minutos e 52 segundos.

Para o organizador da prova e diretor da NA Sports, Núbio de Almeida, a segunda etapa foi concluída com sucesso.

- Ficamos contente com o engajamento de todos os atletas. A prova em São Paulo sempre foi muito intensa, proporcionando sempre duelos interessantes. Agora, voltamos nossa atenção para a terceira etapa - diz Núbio.

A competição retorna a cidade de Santos, com a realização da terceira etapa no dia 26 de junho. Já as demais, ocorrem nos dias 18 de setembro, 16 de outubro e, finalmente, no dia 11 de dezembro.