Topo

Kauiza Venancio bate índice olímpico na prova dos 200m no Rio de Janeiro

16/05/2016 14h41

A atleta paranaense Kauiza Venancio teve dois motivos para comemorar nessa segunda-feira. Além de conquistar a medalha de bronze nos 200m do Campeonato Ibero-Americano Caixa de Atletismo, evento-teste aos Jogos do Rio de Janeiro, no Engenhão, bateu o índice para participar do evento.

A Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) determina que um atleta, para participar da Olimpíada, precisa atingir o tempo de 23s20. Kauiza marcou 23s18 e, assim, participará da Rio-2016.

- Estava muito perto e, finalmente, o índice saiu. A tendência é crescer na sequência dos treinos e das competições - disse a atleta, que ficou atrás da venezuelana Nercelis Soto (22s95) e da equatoriana Angela Tenório (23s13).

Além dela, outras três competidoras brasileiras já estão garantidas na Olimpíada: Rosangela Santos, Ana Claudia Lemos e Vitória Cristina Rosa. Só três poderão ser inscritas no evento, sendo que a Confederação Brasileira irá chamar a campeã do Troféu Brasil Caixa e as duas mais bem colocadas no ranking de 2016.

Duas das principais atletas do país, Franciela Krasucki e Rosangela Santos, não completaram a prova. A primeira sentiu uma lesão muscular na coxa direita, enquanto a segunda teve um mal-estar após a semifinal de domingo.