Topo

Tribunal nega pedido do Corinthians e mantém suspensão prévia de Yago

AP Photo/Ricardo Mazalan
Imagem: AP Photo/Ricardo Mazalan

17/05/2016 20h02

O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SP) rejeitou nesta terça-feira o pedido do Corinthians de cancelamento da suspensão preventiva do zagueiro Yago, flagrado no exame antidoping em partida da oitava rodada do Campeonato Paulista. A ideia do Timão era contar com o jogador até o julgamento do caso, mas, segundo a entidade, "não há nada a ser reconsiderado" em relação à pena preventiva de 30 dias.

Agora, o Corinthians segue na expectativa da definição da data do julgamento de Yago. A última informação é que o relator do processo será definido já nesta quarta-feira, e a partir daí a data da sessão, que deverá ser até o fim do mês, é o próximo passo. A punição, por enquanto, segue mantida até o dia 8 de junho.

A Federação Paulista de Futebol já confirma o recebimento da defesa do Corinthians, que foi realizada nesta segunda-feira e pede a absolvição de Yago mesmo admitindo a aplicação da substância betametasona, proibida pelo Regulamento de Controle de Dopagem da CBF e pela WADA (Agência Mundial de Dopagem). O clube, entretanto, se sustenta em um precedente da regulamentação para Yago não ser penalizado por até dois anos, como prevê o artigo 6, itens 1, 2 e 3 do Regulamento de Doping da Fifa para o uso desta substância.

A betametasona faz parte de um medicamento de ação anti-inflamatória para combater dores no joelho, e foi administrada de forma intra-articular, método permitido pela Agência Mundial de Dopagem. Todos os glicocorticóides (grupo do qual faz parte a betametasona) são proibidos quando administrados por via oral, intramuscular, intravenosa ou retal. Com Yago, a via utilizada é permitida, e o Corinthians informou previamente à FPF que utilizaria a substância, de acordo com o consultor médico do clube, Joaquim Grava. O profissional, aliás, se responsabilizou pelo procedimento.

Yago já não atuou neste fim de semana, contra o Grêmio, na abertura do Brasileirão, e deverá seguir fora no próximo domingo, contra o Vitória, em Salvador, na segunda rodada. Balbuena tem sido o substituto, mas terá que deixar o grupo a partir da próxima semana, quando se apresenta para disputar a Copa América pelo Paraguai. O Corinthians espera ter Yago de volta na terceira rodada, no dia 26, contra a Ponte Preta, na Arena.