Topo

Ciclismo: Tour do Rio é adiado por falta de incentivo financeiro

18/05/2016 11h24

Competição internacional de ciclismo, o Tour do Rio, que aconteceria entre os dias 18 a 22 de maio, foi adiado por falta de recursos e apoio para a realização da prova.

A organização do evento alegou que a crise política e econômica que atinge todo o país, afetando também o esporte justamente no ano em que o Rio de Janeiro sedia as Olimpíadas, causou a falta de patrocínio das empresas privadas e, principalmente, do apoio do Governo. Isto obrigou o Instituto Faça, responsável pela organização do Tour do Rio, a adiar a data da prova enquanto tenta captar verbas para realizá-lo entre os dias 13 a 17 de julho.

Dos três patrocinadores que apoiaram a competição em 2015, apenas um manteve o patrocínio em função da crise para promover o evento com a qualidade e segurança necessárias.

Em 2015, o Tour do Rio reuniu cerca de 500 pessoas, entre atletas, mecânicos, técnicos, batedores e pessoal de apoio, e contou com a participação de 6 equipes internacionais e 9 nacionais, passando por 25 cidades e totalizando 797 km até cruzar a divisa com Minas Gerais. Segundo a diretora do Instituto Faça, Luisa Jucá, com a proximidade dos Jogos Olímpicos, a procura de times estrangeiros por uma vaga na competição aumentou significativamente neste ano.

Durante os seis anos de existência, o Tour do Rio já contou com a participação de mais de 600 atletas de 15 nacionalidades, teve mais de 5.000 km percorridos em 41 municípios e um investimento de R$ 14.993.783,74, sendo destaque nos principais veículos nacionais e internacionais, com alcance em 46 países e público de aproximadamente 150 mil pessoas. Foi responsável por destacar atletas como Rafael Andriato, duas vezes vencedor do Prêmio Brasil Olímpico e Kleber Ramos "Bozó", único brasileiro a vencer o Tour do Rio e melhor colocado do país no evento teste para as Olimpíadas 2016.